Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Senadores reúnem assinaturas para CPI do Banco Master e aguardam decisão de Alcolumbre

Comissão já soma 42 apoios e depende de aval do presidente da Casa para ser instalada

Brasília|Joice Gonçalves e Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Senadores alcançam 42 assinaturas para abrir CPI do Banco Master.
  • A comissão aguarda aprovação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
  • Investigação está relacionada à operação Compliance Zero da Polícia Federal.
  • Expectativa de convocar envolvidos para depoimentos e apuração de responsabilidades.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Período do expediente.

Em discurso, à tribuna, senador Eduardo Girão (Novo-CE).

Foto: Jeferson Rudy/Agência Senado
Senador Eduardo Girão tem liderado movimento para criação da CPI do Banco Master Jeferson Rudy/Agência Senado - 17.12.2025

Um grupo de senadores afirma ter alcançado o número mínimo de assinaturas necessário para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso envolvendo o Banco Master.

Os parlamentares dizem ter coletado 42 assinaturas e agora aguardam o posicionamento do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que a comissão seja oficialmente instalada.


A articulação é liderada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). De acordo com ele, o apoio mínimo exigido foi obtido ainda no ano passado, e, desde então, novos requerimentos de adição de assinaturas foram apresentados por outros parlamentares.

leia mais

Segundo os envolvidos na articulação, a expectativa é que a comissão seja instalada assim que houver despacho da Presidência do Senado.


Caso a CPI seja instalada, os parlamentares pretendem convocar envolvidos para prestar depoimento e aprofundar a apuração sobre as operações financeiras investigadas, além de avaliar eventuais responsabilidades administrativas e políticas relacionadas ao caso.

O que está em apuração

A proposta de CPI surge após a deflagração da operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal, em 18 de novembro.


A investigação resultou na prisão do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, e no afastamento do então presidente do BRB (Banco de Brasília) Paulo Henrique Costa. Dez dias depois, Vorcaro foi solto por decisão da Justiça Federal em Brasília.

A PF apura a negociação que quase terminou com a venda do Banco Master para o BRB. A corporação investiga, por exemplo, a transferência de cerca de R$ 17 bilhões do BRB para o Banco Master para a aquisição de ativos que, segundo os investigadores, não teriam passado por avaliação técnica prévia sobre o valor dos títulos negociados.


Quem é Daniel Vorcaro

Daniel Vorcaro entrou no setor bancário em 2017, quando adquiriu participação no Banco Máxima.

Em 2019, assumiu o controle da instituição e, dois anos depois, em 2021, promoveu a mudança de nome para Banco Master.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.