Servidores públicos do DF serão convocados para atuar nas eleições
Serão selecionados 24 servidores para atuar em oito zonas eleitorais; eles ficarão à disposição do TRE-DF até dezembro
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
A Secretaria de Economia abriu processo seletivo para servidores públicos do Distrito Federal para que fiquem à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) durante as Eleições 2022. O edital foi publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (18).
Ao todo, 24 servidores públicos serão distribuídos em oito zonas eleitorais na Asa Sul, Paranoá, Planaltina, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Gama, Lago Sul e Taguatinga Norte. A legislação prevê que os tribunais possam requisitar servidores para reforçar os trabalhos da Justiça Eleitoral em atividades administrativas e de atendimento ao público.
Se a quantidade de candidatos inscritos for inferior ao número de vagas disponibilizadas, a secretaria poderá solicitar aos órgãos públicos que indiquem servidores a ser cedidos. Com isso, a norma ressalta que fica configurado "o caráter irrecusável da requisição".
Leia também
As inscrições, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), vão até 26 de agosto. Para participarem, os servidores precisam integrar o quadro efetivo dos órgãos e ocupar cargo de, pelo menos, nível médio, além de ter disponibilidade para jornadas de até sete horas.
No entanto, aqueles que são parentes até segundo grau ou cônjuge de candidatos ou que sejam filiados a partidos políticos não podem ser cedidos à Justiça Eleitoral. Servidores da Saúde, Educação, Segurança e das Administrações Regionais também não serão chamados.
Os selecionados ficarão à disposição do TRE até dezembro deste ano. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro, e o segundo, para o dia 30 do mesmo mês.