Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sessões de julgamento no STF são reabertas ao público externo

Após dois anos de restrições decorrentes da Covid, visitantes podem voltar a assistir presencialmente aos julgamentos da Corte

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto*, do R7, em Brasília

Sede do STF
Sede do STF Sede do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a receber o público externo em sessões de julgamento. As visitas à Corte estavam suspensas há mais de dois anos por causa das restrições da pandemia de Covid-19. Com a liberação, os visitantes, advogados, jornalistas e estudantes já podem voltar a assistir presencialmente às sessões do tribunal.

De acordo com a resolução que atualiza as medidas preventivas em relação à Covid-19, não é mais necessário apresentar o certificado de vacinação para entrar no tribunal. No entanto, a medida pode voltar a ser obrigatória em caso de novas recomendações das autoridades de saúde. Mesmo assim, a manutenção da caderneta de vacinação com esquema completo de vacinação — com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde — continua sendo recomendada. 

Por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de máscara nas dependências da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) do tribunal permanece obrigatório. As pessoas com sintomas de infecção ou com diagnóstico positivo para a Covid-19 devem passar por avaliação médica da SIS antes de entrar no tribunal. 

Leia também

Outra determinação da resolução deixa a critério dos gabinetes de ministros as regras próprias para visitação ou atendimento presencial ao público externo em suas áreas. Além disso, podem ser mantidas medidas preventivas que evitem a aglomeração de pessoas, como o agendamento prévio, a demarcação de espaços ou a limitação da quantidade máxima de pessoas no mesmo ambiente.

*Com informações do STF

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.