Silvinei cumprirá prisão na Papudinha após pedido da defesa
Advogados alegaram que local seria mais adequado visando ‘integridade física e psíquica’ do ex-diretor-geral da PRF
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques cumprirá a prisão preventiva na Papudinha, presídio especial, localizado no Complexo da Papuda, que abriga detentos com condições diferenciadas. A decisão foi dada durante audiência de custódia, realizada neste sábado (27), e atende a um pedido feito pela defesa de Vasques, visando a “integridade física e psíquica” do cliente.
Conforme os advogados, o alojamento principal do presídio não seria seguro para Vasques, que já teria sofrido ameaças.
Veja mais
“Durante o período aproximado de um ano em que o requerente permaneceu preso preventivamente na Penitenciária da Papuda, foram registradas intercorrências consistentes em assédio e ameaças no ambiente prisional, ainda que administradas pela autoridade penitenciária”, afirma a defesa.
A Papudinha é a mesma unidade onde o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, cumpre pena. Segundo os advogados, “ex-agentes de segurança pública e militares, quando custodiados em estabelecimentos prisionais comuns, estão sujeitos a riscos objetivos acrescidos”.
Apesar da decisão acolher à defesa, a alternativa preferencial apontada pelos advogados não foi acatada no momento. A "medida mais adequada”, segundo o pedido, seria o cumprimento da pena no Sul do país, em razão dos vínculos de Vasques com São José e Florianópolis.
Prisão
Silvinei Vasques foi capturado na manhã de quinta-feira (26) ao tentar embarcar para El Salvador no aeroporto de Assunção, no Paraguai.
Ele utilizava documentos paraguaios falsos, mas foi reconhecido após um alerta emitido pela Polícia Federal brasileira.
Os agentes passaram a suspeitar da fuga após perderem o sinal da tornozeleira eletrônica do ex-diretor da PRF e analisarem imagens de câmeras de segurança.
As gravações mostram Vasques embarcando, junto com seu cachorro, em um carro registrado em uma locadora de veículos.
Após a prisão, ele foi entregue às autoridades brasileiras e passou a noite em Foz do Iguaçu. No sábado (27), seguiu para Brasília, passou por exame de corpo de delito e por audiência de custódia antes de ser encaminhado ao sistema prisional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















