Siqueira Campos é velado e enterrado nesta quarta em Palmas
Tocantins decretou luto oficial de sete dias devido à morte do ex-governador do estado, ocorrida na última terça-feira
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

José Wilson Siqueira Campos foi velado nesta quarta-feira (5) na sede do Poder Executivo do Tocantins, o Palácio Araguaia, antes de ser enterrado, em Palmas (TO). Ex-governador do estado mais ao leste da Região Norte, Siqueira Campos faleceu na terça-feira (4), devido a uma infecção generalizada. Campos estava havia seis dias internado em um hospital particular, mas não resistiu. O governo do Tocantins decretou luto oficial de sete dias e ponto facultativo no estado.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lamentou a morte e se referiu a Siqueira Campos como "grande líder e homem visionário". Barbosa também disse que a determinação e a coragem de Campos foram fundamentais na criação do estado.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Trajetória
Natural de Crato, no Ceará, José Wilson Siqueira Campos, popularmente conhecido como Siqueira Campos, nasceu em 1° de agosto de 1928. Era filho do mestre Pacífico Siqueira Campos — que tinha a profissão de seleiro e sapateiro — e de dona Regina Siqueira Campos. Em Colinas, elegeu-se vereador, em 1965, e deputado federal, em 1971.
Foi o primeiro governador do estado do Tocantins, eleito com 60 anos de idade, e repetiu o feito por mais três mandatos (1989-1991, 1995-1998, 1999-2003 e 2011-2014). Como deputado federal, atuou pela divisão do norte goiano e avançou na luta separatista que resultou na criação do estado do Tocantins, em 1988. Seu último cargo político foi de senador da República.
Siqueira Campos, além de político, foi agricultor, pecuarista e empresário.















