Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

SLU começa a limpar área de derrubadas na orla do Lago Norte

Próxima fase da operação deve começar ainda neste mês de outubro

Brasília|Do R7, com TV Record Brasília

  • Google News
Funcionários da Agefis precisaram de tratores para remover muros de concreto no Lago Norte, em Brasília
Funcionários da Agefis precisaram de tratores para remover muros de concreto no Lago Norte, em Brasília

Depois de passar por 14 lotes na QL 2 do Lago Norte, área nobre de Brasília, a Agefis-DF (Agência de Fiscalização do Distrito Federal) encerrou a primeira etapa da retirada de construções irregulares na orla do Lago Paranoá, nesta sexta-feira (2).

A operação durou apenas três dias no Lago Norte, pois em boa parte dos lotes, os moradores removeram as construções por conta própria, na faixa de até 30 m da margem do lago. Ao todo, foram 740 m de cercas e alambrados, que serão recolhidos pelo SLU nos próximos dias.


Na primeira fase desta etapa inicial, foram duas semanas de operação na QL 12 do Lago Sul, no local conhecido como Península dos Ministros. Em 24 lotes, a Agefis, ao lado de outros órgãos do governo, derrubou 2.373 m lineares de cercas e alambrados, além de 170 m de grades e 40 m de chapas metálicas. Todo o entulho foi suficiente para encher 85 caminhões na limpeza.

Leia mais notícias no R7 DF


Brasilienses criam memes parar comemorar derrubadas na orla do Lago Paranoá

A presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, lembra que os custos da operação serão ressarcidos pelos próprios moradores cujos lotes tinham construções irregulares.


— Antigamente as operações eram custeadas com dinheiro do Estado. Nesse novo procedimento, quem invadiu vai arcar com os custos da operação, e isso vale para qualquer local do Distrito Federal. Nos casos de operações em locais de baixa renda, que a gente não tem como cobrar os custos da população, estamos em conjunto com a Polícia Civil identificando o grileiro que vendeu naquela área e cobrando dele.

Segundo a assessoria de imprensa da Agefis, a segunda etapa da operação de derrubadas deve começar no dia 24 de outubro, em 110 lotes num período de quatro meses. Estão previstas ações nos seguintes locais:


Lago Sul:

Área Vivencial SHIS QLs 14/16

Momumento Natural Dom Bosco

Parque Ecológico Anfiteatro Natural

Parque Ecológico do Bosque

Refúgio da Vida Silvestre Copaíbas

Refúgio da Vida Silvestre Garça Branca

Lago Norte:

Parque dos Escoteiros, SHIN EQL 4/6

Parque Ecológico das Garças

SHIN EQLS 11/13 e 13/15

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.