Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Tebet diz que anúncio de novo presidente do IBGE por ministro da Secom foi 'erro de comunicação'

A informação foi dada nesta quarta-feira por Paulo Pimenta; o economista que vai comandar o instituto é ligado ao PT

Brasília|Hellen Leite e Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

A ministra do Planejamento, Simone Tebet
A ministra do Planejamento, Simone Tebet

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira (27) que foi "erro de comunicação" o anúncio de que o economista Marcio Pochmann será o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação foi dada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

"Foi um desencontro de informação do ministro das Comunicações [Comunicação Social da Previdência Social], de ter achado que o nome já estava pronto para ser anunciado, quando eu teria uma conversa com o presidente Lula na semana que vem", disse Tebet, que minimizou o desconforto causado pelo anúncio antecipado do nome de Pochmann. "Imagina se uma falha de comunicação vai atrapalhar um trabalho que mal começou ainda", completou.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Pochmann é pós-graduado em ciências políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutor em ciência econômica pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho. O economista foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e também da Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores, entre 2012 e 2020. Atualmente, está na presidência do Instituto Lula, com sede em São Paulo.

A nomeação do economista vinha sofrendo resistência de uma ala do Ministério do Planejamento, porque seria uma ingerência na pasta comandada por Tebet. O IBGE é uma entidade da administração pública federal que possui quatro diretorias e dois outros órgãos e é vinculada ao ministério de Tebet. Atualmente, a fundação está sob a presidência interina de Cimar Azeredo.


A ministra disse, ainda, que "acatará qualquer nome" sugerido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do IBGE. A ministra afirmou que deve conversar com o indicado nos próximos dias e que será uma conversa sem "pré-julgamentos". O tema, inclusive, foi tratado durante uma reunião entre Tebet e Lula nos últimos dias.

Leia também

De acordo com a ministra, Pimenta não tinha conhecimento de que Lula não havia citado o nome de Pochmann em uma das reuniões sobre o assunto no Palácio do Planalto. "O ministro Pimenta, não sabendo que na reunião o presidente não havia citado nome, anunciou preliminarmente. No momento certo, o nome será oficializado", disse ela.


Tebet disse ainda que, após a repercussão, telefonou para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para confirmar o nome de Pochmann. "Agora, o próximo passo é, na semana que vem, marcar uma reunião com o economista e professor Marcio Pochmann, agora que sei o nome dele, e terei o maior prazer em atender ao pedido do presidente Lula", completou.

A reportagem acionou o ministro e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.