Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Toffoli diz que quebras de sigilo de Vorcaro só chegaram ao STF após ele deixar caso Master

Ministro passou a ser alvo de críticas de parlamentares e da imprensa após Mendonça decretar prisão de Vorcaro

Brasília|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O ministro Dias Toffoli divulgou histórico das investigações sobre o Banco Master para se defender de críticas.
  • Toffoli afirma que as quebras de sigilo de Daniel Vorcaro chegaram ao STF após ele deixar a relatoria do caso.
  • Durante sua relatoria, Toffoli deferiu diversas medidas solicitadas pela PGR e Polícia Federal.
  • A defesa de Vorcaro alegou que a prisão ocorreu sem acesso prévio aos fundamentos da medida e pediu informações ao STF.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ministro Dias Toffoli
Toffoli era relator do caso Master no STF, mas deixou processos Luiz Silveira/STF - 25.2.2026

O gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli divulgou nesta sexta-feira (6) um histórico das investigações sobre o Banco Master para demonstrar que ele não se omitiu enquanto era relator do caso do caso.

Depois das prisões determinadas por André Mendonça e das revelações de diálogos de Daniel Vorcaro com Alexandre de Moraes, Toffoli passou a ser alvo de críticas de parlamentares e da imprensa.


Na nota, o ministro explica que, em 5 de janeiro, a PGR (Procuradoria-Geral da República) avocou um caso que estava em curso em São Paulo e deferiu parcialmente pedidos feitos pela Polícia Federal, com exceção da prisão de Daniel Vorcaro. Para a PGR, apenas a manutenção das medidas cautelares seriam suficientes.

Toffoli afirma que em 6 de janeiro deferiu “centenas de pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal de todos os investigados, buscas e apreensões de bens, prisão temporária de Fabiano Zettel e o sequestro e bloqueio de mais de R$ 2 bilhões em bens”, a pedido da PGR.


leia mais

A operação foi realizada em 14 de janeiro. “Até o dia 12 de fevereiro, data em que deixei a relatoria do caso, nenhum material havia sido encaminhado ao Supremo Tribunal Federal”, diz Toffoli na nota.

O ministro acrescentou que, enquanto estava à frente das investigações, deferiu todas as medidas pedidas pela PGR e pela Polícia Federal. “As investigações continuaram a ser realizadas normalmente e de forma regular, sem prejuízo da apuração dos fatos e nenhum pedido de nulidade foi deferido”, concluiu o ministro.


Toffoli explicou também que foi escolhido para a relatoria por sorteio em 28 de novembro de 2025 e, em 15 de dezembro, determinou diligências — entre elas, o depoimentos de investigados.

Defesa de Vorcaro critica nova prisão

Os advogados de Vorcaro disseram nesta sexta-feira que a prisão preventiva do dono do Banco Master “ocorreu sem que a defesa tivesse acesso prévio aos elementos que fundamentaram a medida”.


Dessa forma, a defesa disse que pediu ao STF para mandar a PF apresentar informações que sustentaram o pedido de prisão, como:

  • As datas das mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro e mencionadas na investigação;
  • A comprovação da existência do suposto grupo de mensagens denominado “A Turma” e se Daniel Vorcaro fazia parte do grupo;
  • As datas das alegadas invasões de sistemas de órgãos públicos e remoções de conteúdo em plataformas digitais;
  • Os documentos e datas que comprovariam pagamentos mencionados na representação policial; e
  • A identificação do documento, número de conta e evidências que sustentariam a afirmação de bloqueio de R$ 2,2 bilhões em suposta conta atribuída ao pai do empresário.

“Daniel Vorcaro sempre esteve à disposição das autoridades e segue colaborando com as investigações, confiante de que o acesso pleno aos elementos do processo permitirá o correto esclarecimento dos fatos, com respeito ao contraditório e à ampla defesa”, afirmou a defesa.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.