Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tornado, granizo e ventania: chuvas fazem estragos no DF e devem se intensificar

Até esta segunda (19), o volume pluvial já havia ultrapassado mais da metade da média para todo o mês e deve triplicar em outubro 

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Agente da Defesa Civil no Distrito Federal
Agente da Defesa Civil no Distrito Federal Agente da Defesa Civil no Distrito Federal

As chuvas que atingiram o Distrito Federal no último fim de semana trouxeram alívio para a estiagem de 133 dias — a terceira mais prolongada já registrada na região —, mas deixaram um rastro de destruição na capital federal e em seu entorno. Em Samambaia, um tornado da categoria F0, que pode chegar aos 115 km/h, assustou os moradores. Em Ceilândia, houve registro de granizo.

No Guará, a intensidade da chuva e do vento fez com que fossem derrubadas duas paredes de uma casa em construção. Diante do risco de desabamento do restante da edificação, a residência vizinha foi evacuada pela Defesa Civil, que também interditou uma escola nas proximidades. 

Instabilidade

O meteorologista Kleber Souza, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica que os ventos oriundos da região amazônica canalizaram um corredor de umidade em direção ao Centro-Oeste.

"Fim de semana teve o pacote completo. A gente estava com o tempo quente e seco. O calor, somado a essa alta umidade, favoreceu esses fenômenos", afirmou. Essa condição climática, de pancadas e trovoadas isoladas, deve se estender até esta quinta-feira (22), podendo causar novos estragos. "Chuvas vieram para ficar", completou Souza.

Publicidade

Até esta segunda-feira (19), as estações meteorológicas registraram um acumulado de 20 mm de chuva, o que corresponde a 52% da média para setembro. O tempo deve continuar quente e abafado, com temperatura máxima de cerca de 32ºC.

A partir de sexta-feia (23), com a chegada de uma frente fria vinda do Sul do país, as precipitações devem se intensificar e se tornar mais frequentes. A expectativa para outubro é que o acumulado seja de 3,5 vezes o registrado no mês anterior: 141 mm.

Publicidade

"Vai trazer mais umidade, aumentando a nebulosidade, a temperatura começa a cair, e se formam mais chuvas", explica o especialista.

Tornados

Os tornados são mais recorrentes nas regiões Sul e Sudeste do país. O fenômeno se forma com a combinação de calor e altas taxas de umidade, o que propicia a instabilidade atmosférica. "É uma nuvem de tempestade muito carregada, que, em dado momento, adquire um giro, formando o funil", frisou a meteorologista Nayane Araújo.

Publicidade

O tornado se forma quando essa nuvem de funil toca o solo. O redemoinho passa a ser observável por conta das partículas de poeira e vapor em suspensão. "É uma descarga de energia muito grande, mas, a partir do momento em que ele encontra um obstáculo, vai se dissipando", explica a especialista.

A intensidade dos tornados é medida pela Escala Fujita, em faixas de velocidade que variam de F0 a F5, e abrangem índices de 65 km/h a 530km/h. O registrado nesse domingo (18) foi classificado no espectro mais brando, que vai de 65 km/h a 115 km/h. 

No trajeto, um tornado desse tipo pode destelhar casas e derrubar árvores. A meteorologista pondera ainda que, com o aquecimento do planeta, fenômenos extremos são mais frequentes, e os tornados, que antes eram raros, podem ser mais recorrentes.

"Pode ocorrer, principalmente na primavera, que é época de tempestades. Qualquer área de instabilidade mais intensa, as tempestades estão sujeitas [a tornados], e elas aumentaram na área central", disse Nayane.

Em 2014, o DF documentou o primeiro tornado que se formou na região, nas proximidades do aeroporto. 

Recomendações

Diante das instabilidades, a Defesa Civil emitiu recomendações para a população em caso de chuvas fortes. Para receber os alertas do órgão sobre as condições climáticas por SMS, basta enviar uma mensagem com o número do CEP para 40199.

• Ficque longe de estruturas metálicas não aterradas

• Não se abrigue sob árvores

• Ao menor sinal de aumento do nível da água, proteja seus pertences de valor

• Se a água invadir sua casa, vá imediatamente a áreas mais altas e peça ajuda pelo telefone 193

• Se houver infiltração, rachaduras, barulho estranho ou movimentação de postes e árvores, abandone imediatamente a casa

• Desligue a energia elétrica

• Feche o registro do gás e da água, portas e janelas da casa

• Solte os animais

• Avise seus vizinhos do perigo

• Fique longe das correntes de água

• Se for pego por uma correnteza, flutue com a barriga para cima e os pés à frente; acene por socorro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.