Trabalho infantil no DF cai três vezes mais do que a média nacional
Estudo mostra redução de 58% em período de dois anos
Brasília|Do R7, com Agência Brasília
Segundo dados da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) o trabalho infantil no DF caiu de 1,37%, em 2009, para 0,57%, em 2011, representando uma diminuição de 58,4% em apenas dois anos. A porcentagem de queda no DF é três vezes maior do que em todo o território nacional.
No Brasil, entre 2009 e 2011, a proporção de crianças e adolescentes trabalhando, com idades entre 10 a 14 anos, caiu de 7,22% para 5,98%. Ou seja, houve uma redução relativa de 17,2%.
A legislação brasileira proíbe o trabalho sob qualquer forma para idade inferior a 14 anos. Permite que os adolescentes com 14 e 15 anos de idade trabalhem, desde que na condição de aprendizes e que não estejam envolvidos em atividades noturnas, perigosas e insalubres.
A estatística foi levantada baseada em dados do último Censo, por isso vão até o ano de 2011.
Leia mais notícias no R7 Ainda de acordo com o estudo, as regiões administrativas com maior incidência de trabalho infantil são Riacho Fundo, Sobradinho, São Sebastião, Planaltina, Candangolândia e Paranoá. Nestes locais, a incidência deste tipo de mão de obra chega a até 11,9%. Já em regiões de zona rural do DF, o índice alcança 14%. - Esse resultado é fantástico. Nós queremos zerar, é claro, mas a redução é efeito da adoção de políticas que associam educação, transferência de renda e assistência social, ao lado da forte mobilização social, afirmou o diretor de Estudos e Pesquisas Sociais da Codeplan, Osvaldo Russo.
O diretor destacou a importância dos programas Bolsa Família e Erradicação do Trabalho Infantil, que buscam abolir a incidência do trabalho infantil, ampliar a frequência escolar e eliminar a subnutrição.