Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TRE-DF é o primeiro do país a fazer acordo com a Corte Interamericana de Direitos Humanos

Convênio foi assinado durante visita do desembargador Roberval Belinati à CIDH em São José, capital da Costa Rica, nesta terça (23)

Brasília|Do R7, em Brasília

Roberval Belinati (dir.) após assinatura do acordo
Roberval Belinati (dir.) após assinatura do acordo Roberval Belinati (dir.) após assinatura do acordo

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) se tornou a primeira corte eleitoral regional do Brasil a validar um acordo de cooperação junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O convênio foi assinado nesta terça-feira (23) pelo presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, durante a visita oficial à CIDH, em San José, capital da Costa Rica.

O acordo estabelece medidas de cooperação para a promoção e a defesa dos Direitos Humanos, o que inclui a adoção de programas de intercâmbio entre as instituições e ações de cooperação com as atividades da corte internacional, além da realização de congressos, seminários e conferências bilaterais.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

Estão previstas ainda a organização de programas de intercâmbio de membros e servidores do TRE-DF em programas de capacitação, atividades jurídicas e de pesquisa em cooperação técnica e compartilhamento de material didático, jurídico e publicações.

Leia também

Ao comemorar a adesão, o desembargador Belinati destacou o compromisso de defender a legalidade, a verdade e a vida. "Temos o dever de promover a cultura de respeito aos Direitos Humanos, de prevenir violações, seja em qualquer área, seja nos presídios, na área da saúde, das crianças, dos adolescentes, dos idosos", afirmou.

Além de Belinati, fazem parte da comitiva os desembargadores eleitorais Renato Guanabara, Renato Coelho, Souza Prudente, Guilherme Pupe e Diego Campos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.