Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Três ministros do STF votam para tornar réus mais 131 denunciados por atos extremistas

Dias Toffoli e Cármen Lúcia seguiram o relator, Moraes; total de réus poderá chegar a 1.176 após o término deste sexto julgamento

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Extremistas durante invasão ao Palácio do Planalto
Extremistas durante invasão ao Palácio do Planalto Extremistas durante invasão ao Palácio do Planalto

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Cármen Lúcia seguiram o relator, ministro Alexandre de Moraes, e votaram, nesta sexta-feira (26), por tornar réus mais 131 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por instigar os atos extremistas de 8 de janeiro, em Brasília. Após a conclusão deste sexto julgamento sobre o caso, que ocorrerá na próxima segunda (29), o total de réus chegará a 1.176. Ao todo, a PGR apresentou 1.390 denúncias.

Para Moraes, a conduta por parte dos denunciados é "gravíssima". Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

O julgamento dos ministros ocorre de forma virtual. Nessa modalidade, os magistrados votam por meio do sistema do STF. Se houver pedido de vista, a votação é suspensa. Caso ocorra um pedido de destaque, a decisão é levada ao plenário físico do tribunal.

As denúncias fazem parte de diversos inquéritos que tramitam na Corte. Em um deles, há uma investigação sobre o planejamento e a responsabilidade intelectual dos atos. Em outro, são investigados os participantes da invasão que não foram presos em flagrante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.