Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Três novos ministros tomam posse nesta quarta-feira no STJ

Presidente Lula e Geraldo Alckmin estão entre os convidados para a cerimônia, que deve contar com cerca de 700 pessoas

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília


Cerimônia ocorrerá no plenário do STJ
Cerimônia ocorrerá no plenário do STJ

Três novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomam posse nesta quarta-feira (22), às 17h, no plenário da corte. A nomeação de Daniela Teixeira, José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de 10 de novembro. Os três foram escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de listas tríplices.

Foram convidadas para a cerimônia cerca de 700 pessoas, entre elas autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e familiares dos empossados.

A advogada Daniela Teixeira, que atuava como advogada no Distrito Federal, foi a única mulher que constou na lista dos candidatos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a vaga aberta no STJ. Ela disputou o cargo com Luiz Cláudio Allemand e Otavio Rodrigues e entra na corte na cadeira destinada à advocacia que ficou aberta devido à aposentadoria do ministro Felix Fischer.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

Assine a newsletter R7 em Ponto

Em entrevista ao R7 após ter sido indicada na lista tríplice, Daniela afirmou que seguirá trabalhando pela justiça. A advogada disse ainda que o Poder Judiciário é hoje o que tem menos mulheres em cargos de comando e que isso precisa mudar.

Publicidade

José Afrânio Vilela atuava como desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Ele vai ocupar a vaga do ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, que morreu, aos 63 anos, em Porto Alegre, em abril.

Teodoro Silva Santos desempenhava a função de desembargador no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e entra no STJ na cadeira deixada pelo ministro Jorge Mussi, que se aposentou.

Segundo a Constituição Federal, as cadeiras do STJ são divididas da seguinte forma: um terço entre juízes dos tribunais regionais federais e um terço entre desembargadores dos tribunais de Justiça, indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio STJ; além de um terço, em partes iguais, entre advogados e membros do Ministérios Público Federal, ministérios públicos estaduais e do Distrito Federal e dos Territórios.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.