‘Trump virou meu amigo’, diz Lula em meio à redução de tarifas dos EUA ao Brasil
Petista pediu para Trump entregar brasileiros ligados ao narcotráfico e refutou ajuda baseada em guerra, tiro e navio na costa brasileira
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a mencionar a relação com o líder norte-americano Donald Trump, citando uma “amizade” entre eles. A fala, feita durante um café com a imprensa, ocorre em meio à redução das tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
“Todos vocês pensaram que eu ia entrar em guerra com Trump. O Trump virou meu amigo. Com um pouco de conversa, dois homens de 80 anos de idade não têm por que brigar. Estamos conversando direitinho. Tudo vai se acertar. Sem nenhum tiro, sem nenhuma arma, sem nenhuma bomba, sem nenhum navio bloqueando a costa brasileira. Eu disse ao presidente Trump: ‘O poder da palavra é maior do que qualquer arma que vocês possam ter’”, disse.
Leia mais
Em novembro, o governo dos Estados Unidos anunciou a retirada da tarifa de 40% sobre alguns produtos brasileiros, entre eles café, carne bovina e cacau.
Nesta quarta-feira (17), Lula voltou a comentar sobre a conversa que teve com Trump, em que disse ter defendido a capacidade de diálogo. Segundo o petista, “seria mais barato conversar do que fazer guerra”.
“Aliás, eu falei para o Trump, fica mais barato conversar do que guerra. Se a gente acreditar no poder do argumento, no poder da palavra, a gente evita muita confusão na vida dos países e assim nós conseguimos terminar o ano em uma situação amplamente favorável”, comentou na ocasião.
Facções criminosas
Ainda durante o encontro com jornalistas, Lula disse ter comentado com o presidente norte-americano sobre uma parceria no combate ao narcotráfico.
“Quando eu conversei com o presidente Trump, eu falei: ‘Se o senhor estiver disposto a combater o narcotráfico e o crime organizado, nós seremos parceiros nisso. Você pode começar nos entregando alguns brasileiros que a gente sabe que pertencem ao narcotráfico’”, disse.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















