TSE reverte decisão do TRE-DF e torna elegível Leandro Grass, ex-candidato ao governo distrital
Grass e Olgamir Amancia, que disputou as eleições de 2022 como vice na chapa, tinham sido considerados inelegíveis por 8 anos
Brasília|Do R7, em Brasília
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reverteu a decisão do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) e tornou elegíveis o ex-candidato ao governo do DF nas eleições de 2022 Leandro Grass, e a candidata a vice dele, Olgamir Amancia. Em março, o TRE-DF tinha considerado a chapa inelegível por 8 anos devido ao uso abusivo de meio de comunicação durante a campanha eleitoral.
A decisão do TRE-DF foi tomada após a Coligação Unidos pelo DF, autora da ação, acusar Grass de fazer propaganda negativa, como disseminação de notícias falsas, grave desinformação, calúnias e difamações, contra Ibaneis Rocha (MDB), candidato que venceu a disputa no 1º turno e se reelegeu como governador do DF.
De acordo com Grass, que é o atual presidente do Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional), “os ministros entenderam que, em nenhum momento, praticamos crimes eleitorais ou propagamos informações falsas para apresentar à população as mazelas sofridas pelo Distrito Federal nos últimos anos.”