UnB e indústrias criam sensor de metanol em bebidas que custará menos de R$ 10
De acordo com as instituições, ainda não há previsão de comercialização do material em longa escala
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a UnB (Universidade de Brasília) lançarão, nesta quinta-feira (18), um dispositivo capaz de identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas. Quando disponível no mercado, o kit com o dispositivo deve custar menos de R$ 10 por unidade.
O evento de lançamento será feito no prédio do Instituto de Química da universidade. O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, participará do evento, ao lado de representantes da UnB e da Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos).
Leia Mais
O dispositivo usa um método colorimétrico de alta sensibilidade, que oferece resposta rápida e facilidade de uso, permitindo a aplicação por órgãos de fiscalização, produtores e até consumidores. Ainda não há, porém, previsão de comercialização do material em larga escala.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 26 de setembro e 5 de dezembro deste ano, foram registradas 890 notificações relacionadas à intoxicação por metanol no país, com 73 casos confirmados.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsAp















