União Brasil instaura processo que pode resultar na expulsão de Celso Sabino
Ministro do Turismo permanece no governo Lula mesmo após ultimato do partido
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O União Brasil instaurou um procedimento disciplinar contra o ministro do Turismo, Celso Sabino, filiado à legenda. A ação ocorreu após um membro do partido pedir abertura do processo, pois o ministro permanece no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mesmo após a legenda determinar a saída da Esplanada de todos os filiados.
O pedido do integrante do União Brasil ocorreu em 29 de setembro e, um dia depois, o deputado federal Fabio Schiochet (União-PR) foi designado relator do caso. Ao R7, Schiochet contou que se encontrará com Sabino na segunda-feira (6) para falar sobre o assunto.
LEIA MAIS
Na próxima semana, ele já deve divulgar o parecer sobre o processo que pode resultar na expulsão do ministro do partido. Se Sabino deixar o posto, o relator votará pelo arquivamento do procedimento.
Se insistir em permanecer, no entanto, Schiochet vai votar pela continuidade do processo. Nesse caso, Sabino terá direito a ampla defesa.
Na semana passada, o ministro entregou uma carta anunciando a saída da Esplanada dos Ministérios. Até o momento, contudo, não deixou o posto.
Em evento na quinta-feira (2), Sabino afirmou que Lula pode contar com ele “onde quer que esteja”. A declaração foi feita durante evento no Pará, estado do ministro, em meio às agendas de Lula para acompanhar obras da COP30, marcada para novembro, em Belém. O ministro é deputado federal eleito pelo Pará.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
