União Brasil suspende Celso Sabino das atividades partidárias; entenda próximos passos
Ministro é um dos principais articuladores da COP30, que será realizada em Belém (PA)
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O União Brasil decidiu suspender todas as atividades partidárias do ministro do Turismo (União Brasil-PA), Celso Sabino, incluindo as funções exercidas na gestão da legenda.
O caso será levado ao Conselho de Ética da legenda, que deve decidir o futuro do ministro em até 60 dias.
A decisão foi tomada após uma reunião com membros da executiva do partido, em Brasília, nesta quarta-feira (8). O caso seguirá para o Conselho de Ética, podendo levar à expulsão definitiva de Sabino da sigla.
Veja mais
Em nota divulgada nas redes sociais, o presidente da legenda, Antônio Rueda, afirmou que a comissão executiva também autorizou a intervenção do Diretório Estadual no Pará.
“O União Brasil reafirma o compromisso com a transparência das suas decisões e o respeito à vontade dos seus filiados, atuando com responsabilidade para preservar a coerência com seus princípios e valores.”
Entenda
Sabino é filiado ao partido e sofre pressão para desembarcar do Executivo desde o começo de setembro, quando o União Brasil e o PP decidiram pela saída do governo de todos os filiados das duas legendas no prazo de 30 dias.
Carta de demissão
Em 26 de setembro, Sabino entregou uma carta de demissão a Lula, mas recebeu do presidente o pedido para ficar no governo mais uma semana, a fim de acompanhar o petista em visitas às obras da COP30 e para o anúncio de entregas no Pará.
Mesmo ao anunciar que apresentou a carta de demissão, Sabino confessou à imprensa que a vontade dele era de continuar no governo.
“A minha vontade é continuar o trabalho que venho fazendo. Hoje entreguei a carta de demissão ao presidente, recebi esse pedido [do Lula], e o presidente foi muito cortês. Vou seguir conversando com as lideranças do meu partido apresentando as razões que eu tenho apresentado [para continuar no cargo]”, disse, na ocasião.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
