'Universal nos Presídios' promove ação de Dia das Crianças para 70 mil filhos de detentos
Cerca de 40 mil voluntários levaram atividades recreativas, doações de brinquedos e lanches para crianças de todo o país
Brasília|Do R7
Mais de 40 mil voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) participaram, nesta quarta-feira (12), do evento nacional em comemoração ao Dia das Crianças. Ao todo, cerca de 70 mil filhos de detentos foram contemplados com atividades recreativas, doações de brinquedos e lanches. Na sede regional da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, a ação ocorreu das 9h às 10h.
No local, os voluntários proporcionaram aos filhos de detentos uma manhã de muita alegria, brincadeira e diversão. As crianças ganharam pipoca, refrigerante, cahorro-quente e algodão-doce e puderam se divertir em pula-pula, piscina de bolinhas e castelinho. Ao final, ganharam um brinquedo e e ganharam uma uma sacolinha com surpresa. As mães das crianças tiveram um espaço de beleza.
Segundo o pastor Rogério Dias, responsável pelo grupo UNP-DF e Entorno, a ação da Universal faz com que as crianças voltem a ser crianças. "Hoje em dia, as crianças têm sido muito bombardeadas e atingidas por situações que a gente está vivendo no mundo. A infância está sendo perdida e roubada por filmes, música e outras coisas que têm tirado a pureza das crianças. A Universal, no dia de hoje, está devolvendo isso", afirmou.
A voluntária Rosa Monteiro exaltou a ação e disse que estar à frente do trabalho é gratificante. "Acho que essa é a maneira de mostrarmos nossa fé e amor por essas crianças", ressaltou. O grupo já tem outro evento marcado para o próximo domingo (16), às 15h. No DF, o evento vai ser na Estrutural. Na ocasião, é esperada a participação de mais de mil crianças.
UNP
Formado por voluntários da Igreja Universal, o grupo de evangelização promove visitas semanais a diversas prisões do país há mais de 40 anos. Nos locais, os voluntários oferecem palavras de conforto aos detentos e familiares que precisam de ajuda.
O objetivo do programa é ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade a voltar para a sociedade com uma nova perspectiva de vida, promovendo ações sociais dentro das unidades prisionais.
Nos encontros, o grupo realiza a doação de material de higiene pessoal, apoio a dependentes químicos e distribuição de exemplares da Bíblia, revistas, livros e folhetos com mensagens de fé e incentivo.
"É de uma grandeza material e espiritual. [A ação] Traz para essas famílias não só presentes e cestas básicas, mas resgata também a valorização dessas pessoas que, normalmente, a sociedade esquece", explica a voluntária Alzira Cristina Rêgo.