UTIs Covid para adultos seguem com lotação máxima no DF
Nos hospitais públicos, restam 5 leitos para crianças, sendo 4 para recém-nascidos; taxa de ocupação é de 95,1%, indica InfoSaúde
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
As UTIs Covid-19 nos hospitais públicos do Distrito Federal permanecem lotadas na manhã desta quarta-feira (9). Não há vagas para pacientes adultos com sintomas mais graves da infecção e restam quatro cinco leitos para crianças, sendo quatro para recém-nascidos, aponta o painel InfoSaúde, atualizados às 6h25.
A taxa de ocupação geral chegou a 95,1%. Ao todo, 117 leitos foram mobilizados, mas 97 estão ocupados. Outros nove aguardam liberação e seis estão bloqueados.
A fila de espera por uma vaga de UTI tem aumentado. Pelo menos 43 pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 esperam por alocação. Na semana passada, a Secretaria de Saúde anunciou que havia avançado para a 7ª fase do plano de mobilização de leitos, com a contratação de 100 novas vagas de UTI, cuidados intermediários e enfermaria. Essas vagas ainda não foram reguladas no sistema.
A alta nos contágios pressiona o sistema de saúde pública. Nesta terça (8), foram registrados 4.620 novos casos na capital federal, e 13 mortes foram contabilizadas. Dos pacientes que morreram, 11 eram portadores de comorbidades. A taxa de reprodução do coronavírus está em 1,26, o que indica expansão das contaminações.