Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Vacinação contra a gripe no DF é liberada para toda a população

Doses estão disponíveis em 111 Unidades Básicas de Saúde a partir desta segunda (27) e protegem contra três cepas do vírus influenza

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe Vacinação contra a gripe

Após a vacinação do público-alvo, toda a população do Distrito Federal pode se vacinar contra a gripe a partir desta segunda-feira (27) em 111 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com a Secretaria de Saúde, há 500 mil imunizantes em estoque. A mudança foi orientada pelo governo federal na última sexta-feira (24).

A vacina deste ano fornece proteção contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e tipo B. No ano passado, o DF enfrentou um surto de casos de contaminação pela H3N2. Houve ainda o fenômeno do duplo contágio (a flurona), quando pacientes são diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo.

A campanha de imunização contra a gripe começou em 4 de abril para se antecipar à chegada do inverno, quando aumentam as infecções por vias respiratórias, mas a cobertura vacinal ficou aquém da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar pelo menos 90% do público.

Segundo dados do LocalizaSUS, 1.116.800 doses foram distribuídas, mas foram aplicadas 461.644. Com a sobra, a campanha foi ampliada. A iniciativa avançou segundo a lista de grupos prioritários: idosos, professores, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes e indígenas, por exemplo, que abrangem 1.086.548 pessoas.

No caso das crianças, apenas 36,1% foram vacinadas; entre as grávidas, o índice foi de 29,22%; e para as pessoas a partir de 60 anos, a taxa foi de 57,8%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.