Vacinação do público infantil no DF começa imediatamente após a distribuição das doses
Reprodução/Ministério da Saúde - 17.11.2021A imunização contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos pode começar no dia 14 de janeiro no Distrito Federal. Esta é a data prevista para entrega dos frascos específicos da Pfizer ao Ministério da Saúde, que, em seguida, fará a distribuição aos estados. No DF, o governo pretende dar início à campanha assim que as doses chegarem.
É o que afirmou o governador em exercício Paco Britto, que assumiu o Executivo durante as férias de Ibaneis Rocha. Na manhã desta sexta-feira (7), ele frisou que quer começar a vacinar o público infantil imediatamente após a distribuição das vacinas.
"Se nós acomodarmos e montarmos as equipes que pretendemos, o mais rápido possível, quero lançar de imediato. Se pudesse lançar no mesmo dia, lançaríamos."
Na próxima segunda-feira (10), Britto se reunirá com integrantes da Secretaria de Saúde para definir a estratégia de imunização do público nessa faixa etária. "Vou me reunir com o general Pafiadache (secretário) para montarmos um plano de distribuição e aplicação dessas vacinas nos jovens."
O DF tem cerca de 266 mil crianças que poderão tomar a vacina. O governador Ibaneis Rocha ressaltou que não será exigida prescrição médica para vacinação. Segundo a orientação do Ministério da Saúde, crianças indígenas, quilombolas, com deficiência ou comodidades terão prioridade na fila de imunização.
"Em reconhecimento à superintendência de Taguatinga, pretendo lançar a imunização aqui", acrescentou Paco Britto ao se referir aos postos da região Sudoeste de Saúde, que atingiu a marca de 1 milhão de doses aplicadas. Mais de 4,9 milhões já foram ministradas em todo o DF.