Vacinas contra doenças respiratórias em crianças podem ser adquiridas na rede pública de saúde
A distribuição do medicamento será realizada em seis lugares
Brasília|Do R7
A SES/DF (Secretaria de Saúde do Distrito Federal) passou a oferecer, desde o mês de abril, medicamentos utilizados no combate do vírus sazonal, responsável por provocar graves doenças respiratórias em crianças, podendo até levar à morte.
A vacina, chamada Palivizumabe, pode ser adquirido no HMIB (Hospital Materno Infantil de Brasília) e em outros seis locais de distribuição. O fornecimento é indicado a um grupo de risco, que é dividido em três categorias. A primeira é para crianças pré-maturas, que nasceram com menos de 28 semanas e não tem um ano completado. Crianças com até dois anos, com displasia bronco pulmonar ou que sejam cardiopatas também tem direito ao medicamento.
Cliente diz que ouviu gritos e viu vendedora saindo da loja ensanguentada
Para adquidir a vacina é necessário ter uma solicitação feita por um médico da rede pública ou particular, onde serão preenchidos o formulário de solicitação e o termo de consentimento informado.
O processo varia de acordo com o grupo de risco que a que o paciente pertence. Para crianças pré-maturas, a solicitação deve ser recebida no momento da alta hospitalar e a primeira dose deverá ser agendada para a unidade de saúde mais próxima da moradia da família. Crianças que pertencem aos outros dois grupos de risco deverão levar documentos que comprovem o diagnóstico das doenças citadas ao Hospital Amigo da Criança de Brasília José de Alencar, que fica localizado no SAIN lote 4-B.
O prazo para a emissão do fornecimento da vacina será de três dias úteis. Após o prazo, o responsável deverá procurar os centros de referência paga agendar aplicação do medicamento
A intenção da SES/DF é ampliar o acesso aos medicamentos, pois a prevenção pode custar R$ 5 mil por dose.