Brasília Veja o vídeo que mostra militares do Exército supostamente auxiliando acampamento no QG

Veja o vídeo que mostra militares do Exército supostamente auxiliando acampamento no QG

General Dutra Menezes alegou que soldados realizavam o desmonte, mas manifestante que gravava o vídeo fala em ajuda

  • Brasília | Bruna Lima, do R7, em Brasília

Um vídeo mostrando supostos militares do Exército auxiliando na montagem de barracas no acampamento em frente ao Quartel-General (QG), em Brasília, foi exibido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro nesta quinta-feira (14). Nas imagens, uma apoiadora do movimento destaca que, em 5 de janeiro de 2023, a própria Força estaria "ajudando na montagem de acampamento de patriotas que estão chegando". Assista acima.

Dutra nega que militares tenham auxiliado acampamento

Dutra nega que militares tenham auxiliado acampamento

Geraldo Magela/Agência Senado - 14.9.2023

Parlamentares da oposição e o depoente, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), afirmaram que os militares estariam fazendo o movimento oposto: o de desmonte das barracas. "Esse vídeo comprova o que eu falei: que nós estamos desmontando as barracas", afirmou Dutra.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por outro lado, defendeu que o vídeo "mostrava que o Exército Brasileiro, a partir do CMP, estava entregando colchões, barracas e madeiras para auxiliar quem estava chegando ao acampamento naquela data". Após mostrar a gravação, a deputada Duda Salabert (PDT-MG) sustentou que  "aquela quebradeira seria impossível sem a cumplicidade das Forças Armadas".

Com as alegações de que o vídeo mostrava o desmonte das barracas, a relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), repassou o vídeo e pausou no momento em que as imagens mostram os militares colocando materiais próximos a uma tenda. "Eles estão indo e eles estão descendo com o material. Eles voltam e descem com o material do caminhão e colocam debaixo da barraca. Desmontando seria se estivessem pegando da barraca e colocando dentro do carro", disse. 

Após o comentário, o presidente Arthur Maia (União Brasil-BA), interrompeu a discussão paralela que foi formada. "Está feita a colocação da relatora. O vídeo está aí, posto, para cada um fazer a sua interpretação", afirmou. 

O R7 acionou a assessoria de imprensa do Exército pedindo explicações sobre o vídeo e aguarda posicionamento. 

Últimas