Um vídeo mostrando supostos militares do Exército auxiliando na montagem de barracas no acampamento em frente ao Quartel-General (QG), em Brasília, foi exibido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro nesta quinta-feira (14). Nas imagens, uma apoiadora do movimento destaca que, em 5 de janeiro de 2023, a própria Força estaria "ajudando na montagem de acampamento de patriotas que estão chegando". Assista acima.
Dutra nega que militares tenham auxiliado acampamento
Geraldo Magela/Agência Senado - 14.9.2023Parlamentares da oposição e o depoente, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), afirmaram que os militares estariam fazendo o movimento oposto: o de desmonte das barracas. "Esse vídeo comprova o que eu falei: que nós estamos desmontando as barracas", afirmou Dutra.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por outro lado, defendeu que o vídeo "mostrava que o Exército Brasileiro, a partir do CMP, estava entregando colchões, barracas e madeiras para auxiliar quem estava chegando ao acampamento naquela data". Após mostrar a gravação, a deputada Duda Salabert (PDT-MG) sustentou que "aquela quebradeira seria impossível sem a cumplicidade das Forças Armadas".
Com as alegações de que o vídeo mostrava o desmonte das barracas, a relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), repassou o vídeo e pausou no momento em que as imagens mostram os militares colocando materiais próximos a uma tenda. "Eles estão indo e eles estão descendo com o material. Eles voltam e descem com o material do caminhão e colocam debaixo da barraca. Desmontando seria se estivessem pegando da barraca e colocando dentro do carro", disse.
Após o comentário, o presidente Arthur Maia (União Brasil-BA), interrompeu a discussão paralela que foi formada. "Está feita a colocação da relatora. O vídeo está aí, posto, para cada um fazer a sua interpretação", afirmou.
O R7 acionou a assessoria de imprensa do Exército pedindo explicações sobre o vídeo e aguarda posicionamento.