Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Veja quem é Heloísa Helena, suplente que assume vaga na Câmara durante suspensão de Glauber Braga

Enfermeira e professora, ex-senadora tem trajetória marcada por movimentos sociais

Brasília|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Heloísa Helena
Heloísa Helena Geraldo Magela/Agência Senado - 6.8.2015

A vaga de Glauber Braga (PSOL-RJ) na Câmara passa a ser ocupada por Heloísa Helena (Rede-RJ). A suplente assume por seis meses, período definido após a suspensão do deputado pelo episódio em que ele expulsou do prédio da Câmara o influenciador Gabriel Costenaro, ligado ao MBL, em abril do ano passado.

O episódio que levou à suspensão ocorreu em 16 de abril de 2024. Naquele dia, Costenaro fez insinuações sobre a ex-prefeita Saudade Braga, mãe do deputado, que estava doente à época. Ela morreu 22 dias depois. A reação de Glauber, ao retirar o influenciador da Câmara, desencadeou o processo disciplinar.


Quem é Heloísa Helena

Heloísa Helena é enfermeira, professora e tem sua trajetória política vinculada aos movimentos sociais e ao campo progressista. Nascida em Alagoas, foi vice-prefeita de Maceió entre 1993 e 1995. No Legislativo, já ocupou cadeiras como deputada estadual e senadora pelo estado.

Em 2006, pelo PSOL, ela concorreu à Presidência da República e terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 6,85% dos votos atrás de Lula, que venceu a eleição, e de Geraldo Alckmin, então no PSDB.


Antes de entrar no PSOL, Heloísa integrou o PT e rompeu com a sigla durante o primeiro mandato de Lula. O estopim da saída foi a reforma da Previdência defendida pelo governo, que ela passou a criticar duramente, acusando a gestão de adotar uma agenda “neoliberal”. A ruptura deu origem ao grupo que fundou o PSOL.

Hoje filiada à Rede Sustentabilidade, Heloísa Helena também atua em disputas internas da legenda. No encontro nacional mais recente, seu grupo político garantiu a eleição de Paulo Lamac como novo porta-voz do partido, em contraposição ao grupo da ministra Marina Silva.


Após a vitória interna, Heloísa afirmou que o desafio agora é reorganizar a atuação nacional da legenda. “A tarefa é unir o partido e seguir em frente, estruturando nossa participação nos movimentos sociais e na disputa eleitoral”, declarou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.