Brasília Vereador imita macaco para colega negro durante discussão na Câmara Municipal de Planaltina

Vereador imita macaco para colega negro durante discussão na Câmara Municipal de Planaltina

Episódio foi registrado na transmissão oficial da sessão na cidade goiana; discussão entre os dois vereadores ficou acalorada

  • Brasília | Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Reprodução / Câmara Municipal de Planaltina

Durante uma sessão na Câmara Municipal de Planaltina (GO), na segunda-feira (13), o vereador Professor Lincon (Cidadania) imitou um macaco enquanto discutia com o colega Carlim Imperador (PROS), que é negro. Os parlamentares debatiam as pautas locais quando a discussão ficou acalorada. O episódio foi registrado pela transmissão oficial da Casa (veja o vídeo abaixo). Lincon nega a acusação e diz que se expressou "a respeito do barulho e da confusão".

Lincon, que está vestido de preto, do lado esquerdo da imagem, gesticula com a mão e dá a entender que as palavras do vereador Carlim (de azul, no lado direito) não seriam relevantes. Depois, começa a imitar sons de macaco, e todos ficam em silêncio por alguns instantes.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Carlim se manifestou sobre o episódio em um vídeo publicado numa rede social. Ele afirmou que foi hostilizado e que está "extremamente constrangido e ofendido". "Na hora, fiquei altamente envergonhado, constrangido, e não falei nada. Mas não paro de pensar nisso", desabafou. Carlim lembrou que novembro é o mês da Consciência Negra e disse que "é inconcebível que parta de um parlamentar, um professor, esse tipo de ofensa".

O presidente da Câmara, Raimundo Good's (União Brasil), alegou que a situação foi um "mal- entendido". O parlamentar disse que "de forma alguma o vereador professor Lincon se dirigiu ao vereador Carlim Imperador com injúrias raciais".

"Se por ventura tivesse acontecido algo, eu, na condição de presidente da Câmara Municipal de Planaltina, teria tomado as medidas cabíveis,  pois a Câmara Municipal, assim como seu representante, não coaduna com esse tipo de conduta", afirmou.

Em nota, Professor Lincon afirmou que não imitou macaco. "Não tive intenção de ofendê-lo pela cor de sua pele que, aliás, se parece com a minha. Todos que estavam lá perceberam isso, ninguém se manifestou ofendido e a sessão continuou", afirmou.

"Sou pardo, filho de pai negro e já dei aula para milhares de alunos das mais variadas raças, cores, etnias, religiões e gêneros e desafio que alguém encontre algo em minha história que indique que eu seria capaz de uma atitude racista", acrescentou Lincon.

Últimas