Vídeo: tamanduá é resgatada de incêndio na Floresta Nacional de Brasília com queimaduras
Equipe do Zoo está otimista com o tratamento, mas afirma que a cicatrização das patas pode demorar pela gravidade dos ferimentos
Brasília|Beatriz Oliveira*, do R7, em Brasília
Uma tamanduá-bandeira fêmea com as quatro patas queimadas foi resgatada nessa segunda-feira (23) na Floresta Nacional de Brasília, que no início do mês sofreu um incêndio que consumiu quase metade da área do local. O animal foi encaminhado ao Hospital Veterinário do Zoológico para tratamento e monitoração.
LEIA MAIS
Biólogos, veterinários, zootecnistas e tratadores iniciaram o acompanhamento da tamanduá, que recebe medicação para dor e antibióticos. Os especialistas do Zoo também montaram uma dieta específica e reforçaram a hidratação do animal.
A diretora do Hospital Veterinário, Tânia Borges, afirma que a equipe está otimista com a evolução do quadro da tamanduá, mas diz que o processo de cicatrização das patas pode ser mais longo devido aos ferimentos graves. Segundo o Zoo, a fêmea tem se mostrado resistente e positiva ao tratamento.
“Com dedicação e muito carinho, esperamos que em breve ela possa voltar à natureza, completamente recuperada”, afirma o Zoológico.
Antas resgatadas
Duas antas foram resgatadas na última quarta-feira (18) nas queimadas que atingiram o Parque Nacional de Brasília. Uma delas recebeu atendimento no Zoológico de Brasília, onde chegou com as patas queimadas e sem unhas. A equipe identificou sinais de desidratação e inalação de fumaça. Ela teve as patas enfaixadas e manteve tratamento com soro e analgésicos. A outra anta foi levada a um hospital veterinário.
Os dois animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros do DF e receberam pré-atendimento em uma tenda de apoio instalada no parque para auxiliar o atendimento de animais domésticos e silvestres afetados pelo fogo.
*Sob supervisão de Leonardo Meireles