Voo da FAB que vai repatriar brasileiros no Líbano decola de Lisboa
Nesta primeira operação 215 pessoas serão trazidas de volta para o Brasil; quase 3.000 pediram para deixar o país árabe
Brasília|Do R7
A FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou na manhã deste sábado (05) que o avião responsável pela repatriação de 215 brasileiros do Líbano deixou Lisboa, em Portugal, às 6h55 da manhã, com previsão de chegada em Beirute, capital libanesa, às 11h.
O Itamaraty tinha previsto que o primeiro voo de resgate dos brasileiros aconteceria ontem, mas a missão precisou ser adiada por motivos de segurança.
Na madrugada de sexta-feira, Israel realizou fortes bombardeios nos arredores do aeroporto internacional de Beirute, com objetivo de atingir Hashem Safi al-Din, um dos líderes da organização terrorista Hezbollah. Além disso, ontem também o sul da capital libanesa foi atingido, interrompendo a principal travessia de fronteira com a Síria.
De acordo com o Itamaraty, cerca de 3.000 brasileiros já pediram o retorno para cá. A intenção do Ministério das Relações Exteriores é repatriar 500 pessoas por semana, sendo que a prioridade é para idosos mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica.
A expectativa é que o segundo voo parta na quarta-feira (9), e que os brasileiros em Beirute embarquem no avião da Força Aérea no dia seguinte.
Mais de 20.000 brasileiros vivem no Líbano, que vem sendo fortemente atacado por Israel há três semanas. Dois adolescentes brasileiros já foram mortos, Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15 anos. Eles foram atingidos por bombas no Vale do Bekaa, subúrbio de Beirute, no dia 23 de setembro.