Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zema pede ao STF 120 dias a mais para tentar quitar dívida de R$ 160 bilhões de MG com a União

Limite atual é até 20 de dezembro deste ano, mas o governador de Minas Gerais pede a extensão do prazo até 20 de abril de 2024

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Zema pediu prorrogação de até 120 dias do prazo
Zema pediu prorrogação de até 120 dias do prazo Zema pediu prorrogação de até 120 dias do prazo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de instauração de tentativa de negociação da dívida de quase R$ 160 bilhões do estado com a União. O governador pediu a prorrogação por até 120 dias de todos os prazos em curso no processo do Regime de Recuperação Fiscal do estado. 

O limite atual é até 20 de dezembro, mas a petição pede a extensão da data-limite até 20 de abril de 2024.

Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se encontrou com o ministro Nunes Marques, que é relator de uma ação sobre o assunto, e afirmou em uma rede social que aguardava decisão sobre a prorrogação da dívida.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

Assine a newsletter R7 em Ponto

Pacheco e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciaram, em 7 de dezembro, uma proposta que estende até 31 de março de 2024 o prazo para encontrar uma solução para a questão. Um dos principais pontos da proposta envolve a federalização de empresas estatais mineiras como forma de abater a dívida do governo estadual.

Pela ideia, as estatais mineiras seriam vendidas ao governo federal pelo valor de mercado, com o compromisso da União de reversão do ativo dentro de Minas Gerais, além de desconto do saldo remanescente da dívida para o pagamento em dez anos. O texto também tem uma cláusula que garante a recompra das estatais pelo governo mineiro dentro de 20 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.