Logo R7.com
RecordPlus

Aceleramos: novo Audi RS6 Avant relembra porque lugar de correr é no autódromo

Perua superesportiva com motor V8 biturbo de 560 cavalos não perdoa erros do motorista

Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7, em São Carlos (SP)

  • Google News
Design agressivo tem faróis de LEDs, para-choque com fibra de carbono e rodas de 21 polegadas
Design agressivo tem faróis de LEDs, para-choque com fibra de carbono e rodas de 21 polegadas

Nas últimas semanas dois vídeos de motoristas imprudentes comentendo uma série de infrações em vias públicas viraram notícia no mundo inteiro. Diante da inexplicável necessidade de algumas pessoas para correr como se não houvesse amanhã (e do consequente aumento do número de acidentes), como justificar a compra de um esportivo em forma de perua com motor biturbo de 560 cavalos?

Bem, um dos motivos seria para poder olhar para o belo Audi RS6 Avant, cuja nova geração ganhou um visual ainda mais endiabrado — quesito ajudado pelos faróis compostos apenas por LEDs, de série na versão que chega ao Brasil em novembro por estimados R$ 550 mil. O motor ficou mais fraco e perdeu 20 cavalos, mas o V8 biturbo ultrapassa (e muito) o desempenho da versão anterior. Agora o 0 a 100 km/h é cumprido em 3,9 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h.


Fera controlada

Porém de que adianta toda essa força em ruas e estradas com limites de velocidade? Para analisar a questão R7 Carros acelerou a máquina dentro de um condomínio fechado na cidade de São Carlos (SP). Em um percurso de aproximadamente 9 quilômetros pudemos levar a perua ao extremo, chegando próximo dos 220 km/h.


Configurado para o modo Dynamic (que programa itens como direção, acelerador e câmbio para oferecer o máximo de desempenho), o RS6 Avant impressiona com a brutalidade. Seu corpo é jogado para frente, para trás e para os lados a cada toque nos pedais e no volante — tudo isso tendo como plano de fundo um grave ronco interrompido por breves estampidos vindos do enorme escape duplo.

O tradicional sistema de tração integral quattro garante o comportamento neutro da enorme perua de duas toneladas até nas curvas mais rápidas. Mas a performance extrema não perdoa erros: mesmo com pneus 285/30 R21 o RS6 Avant requer atenção ao ser pilotado como um carro de corrida.


Faz tudo

Quando conduzido como uma perua de luxo — o que deve ocorrer em 90% do tempo —, o RS6 Avant oferece o mínimo que se espera por um carro de meio milhão de reais. Nesse segmento não basta ter inúmeros airbags, diversos sistemas de controle e sistema multimídia. É preciso também disponibilizar peças de fibra de carbono (no exterior e na cabine), sistema HUD, bancos de couro do tipo concha com ajustes elétricos e até porta que se fecha sozinha.


Outros mimos típicos dos carros alemães também estão presentes, como alerta de veículo no ponto cego, sistema de visão noturna e controlador de velocidade adaptativo (capaz de monitorar o carro acima dos 200 km/h, útil para as estradas sem limite da Alemanha).

Dois locais, dois usos

Mesmo andando em ruas fechadas e isoladas, é difícil não pensar no que aconteceria se um animal entrasse na pista ou se o carro escapasse para a terra ao lado do asfalto. Isso torna, na prática, o RS6 Avant o carro ideal uma volta em uma pista de corrida, onde barreiras de proteção e oito airbags ficam prontos caso algo dê errado.

A proposta de desempenho para as pistas, aliás, é embasado pela própria Audi. Enquanto o RS6 Avant foi apresentado no Brasil em um local fechado, o lançamento internacional foi feito em vias públicas alemãs com limites rigorosamente controlados.

Com eventos privados tornando o uso de autodrómos cada vez mais acessíveis (para donos de superesportivos), acelerar seu próprio carro na pista deveria ser a próxima moda dessa categoria. Não que isso impeça o seu uso no trânsito urbano: perua mais cara da Audi no mundo, a RS6 Avant tem todo tipo de mimo para seus ocupantes. Ao invés de se exibir cometendo imprudências, que tal mostrar como sua máquina pode enxergar no escuro, acelerar e frear sozinha e até desligar metade dos cilindros do motor para economizar combustível?

FICHA TÉCNICA

Audi RS6 Avant

Motor: V8 4.0 24V, biturbo

Potência (cv): 560 a 5.700 rpm

Torque (kgfm): 71,4 kgfm a 1.750 rpm

Câmbio: Automático, oito marchas

Direção: assistência elétrica

Dimensões (metros): 4,98 m (comprimento), 1,94 m (largura), 1,46 m (altura), 2,91 m (entre-eixos)

Peso (kg): 2.010

Porta-malas (litros): 565 litros

Tanque de combustível (litros): 75 litros

Preço: R$ 550 mil (estimado)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.