Chevrolet para de fabricar o Agile na Argentina
Hatch compacto dá adeus com 347 mil unidades produzidas desde 2009, quando estreou
Carros|Do R7


Dois anos após aposentar o Chevrolet Agile no Brasil, a General Motors anunciou o fim da produção do hatch na fábrica de Rosário, na Argentina. Lançado em 2009, o compacto foi fabricado exclusivamente no país vizinho e somou 347.054 unidades em seus sete anos em linha. O modelo nasceu do conceito Gpix, revelado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2008.
A GM investiu US$ 740 milhões para produzir o Agile, que posteriormente originou a segunda geração da picape Montana, que segue em produção no Brasil. Mas, inexplicavelmente, o hatch nasceu sobre plataforma adaptada do Corsa II, de 1994 — enquanto a Montana anterior usava estrutura mais moderna, derivada da terceira geração do Corsa, lançada por aqui em 2002.
GALERIA
Carros que tiveram vida curta no Brasil

Como produto, o Agile cumpriu muito bem seu papel nos primeiros anos, mas teve um final melancólico. Foi reestilizado em 2013 e saiu de linha um ano depois, ofuscado pelo sucesso do Chevrolet Onix, lançado no fim de 2012. O novo compacto foi tão bem aceito que "matou" até o Sonic, lançado em 2013 nas carrocerias hatch e sedã. O modelo mexicano saiu de cena junto com o Agile.
Com o fim do compacto, a fábrica de Rosário vai priorizar a produção do médio Cruze, que ganhou sua segunda geração neste ano, nas carrocerias hatch e sedã. O Brasil seguirá como principal destino do modelo.













