Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exclusivo: Volkswagen Jetta será reestilizado em 2014 e ganhará motor 1.4 turbo

Sedã atualizado aposenta o velho motor 2.0 para estrear propulsor inédito no segmento

Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7, em Berlim (Alemanha)*

Enquanto o Santana não vem, o Jetta será reestilizado e ganhará motor de última geração
Enquanto o Santana não vem, o Jetta será reestilizado e ganhará motor de última geração Enquanto o Santana não vem, o Jetta será reestilizado e ganhará motor de última geração

Se depender dos próximos lançamentos da Volkswagen, os "veteranos" não terão mais vez. Além da estreia do novo Golf(que aposentará gradualmente o hatch nacional), a marca adotará dois novos motores em 2014. O primeiro será o 1.6 16V da família EA211, sucessor do atual 1.6 8V flex, que equipa Gol, Fox, SpaceFox, Polo e o Golf de 4ª geração — conforme antecipado pelo parceiro Autos Segredos. A principal novidade, porém, está reservada ao novo Jetta, que passará por sua primeira atualização visual e ganhará o motor 1.4 turbo do Golf.

Oficial: Volkswagen anuncia novo Golf por R$ 67.990

Apesar de menor, o propulsor turbinado gera 140 cv, superando (de longe) o raquítico 2.0 flex atual e seus 120 cv de potência, considerado por fontes da própria VW defasado. Capaz de receber tecnologias como start-stop e corte automático de dois cilindros para poupar combustível, o motor 1.4 TFSI do Jetta também será flexível — em 2014 a tecnologia flexfuel chegará aos motores turbo. A grande dúvida é saber que modelo Volkswagen será o primeiro a ter motor turbo flex. Além do Jetta, a versão nacional do novo Golf também contará com o 1.4 turbo flex.

Renegado

Publicidade

Construído sobre a plataforma PQ35 (a mesma de Tiguan e Audi Q3), o Jetta não adotará tão cedo a base modular (MQB) do Golf. Uma fonte entrevistada por R7 Carros afirmou que o objetivo da marca é completar a atualização da linha Golf em um primeiro momento — além do hatch, a família conta com versões perua, conversível e monovolume. "Separado" da turma em sua última geração, o Jetta deixou de ser derivado do Golf e ganhou personalidade, culminando no disparo de suas vendas na América. Na prática, isso não impede a adoção da MQB na próxima geração do Jetta, mas é pouco provável que o sedã adote a mesma concepção visual do Golf.

*Viagem a convite da Volkswagen do Brasil

Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.