Fábrica da Kia no Brasil continua fora dos planos
Mesmo livre de processo da Asia, marca não prevê produção local; novo Soul chega em 2014
Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7, de Frankfurt (Alemanha)*


Apesar de ter finalmente encerrado o processo judicial que se arrastava há mais de 14 anos, por conta da dívida da extinta Asia Motors com o governo, a Kia Motors não possui planos de construir fábrica no Brasil. A declaração foi feita à R7 Carros por Michael Choo, diretor de relações públicas internacionais da montadora sul-coreana.
— Aprendemos com os nossos competidores que você não pode aumentar sua capacidade produtiva rapidamente sem perder a qualidade. Nosso foco é manter o bom nível de produção de nossos modelos.
A possibilidade de um Kia nacional, porém, não está descartada. Para o executivo, tudo dependerá da demanda dos mercados locais.
— Em um derminado momento precisaremos expandir nossa produção, e podemos estudar a possibilidade de uma fábrica nacional.
Choo também afirmou que a presença de um importador independe no Brasil (onde a marca é representada pelo empresário José Luiz Gandini) não impede a construção de uma fábrica no País. O diretor, porém, não deu detalhes se a unidade poderia ser feita em parceria com Gandini ou se contaria com investimento da própria Kia.
Novo Soul chega em 2014
Apresentado esta semana no Salão de Frankfurt, o novo Kia Soul deve chegar ao Brasil em breve. Mais arredondado, mas sem perder o estilo característico, o crossover chega importado em 2014. A Kia não estipulou uma data, mas o Soul deve chegar no 2º semestre, possivelmente no Salão do Automóvel de São Paulo.
*O jornalista viajou a convite da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros















