Teste: Chevrolet Onix Effect apela para visual esportivo, mas oferece desempenho tímido
Série especial traz adesivos na carroceria e detalhes em vermelho na cabine, por R$ 51.350
Carros|Luiz Fernando Betti, do R7
Mais por menos. A lógica das séries especiais é simples, mas arriscada. Afinal, elas podem até oferecer mais equipamentos e estilo que sua versão padrão, porém sempre correm o risco de virar um mico de mercado, invertendo na hora da venda as vantagens conquistadas na compra.
Quem entra na loja da Chevrolet, por exemplo, já encontra pelo mesmo preço da versão LTZ (R$ 51.350) a série especial Effect, que agrega à configuração topo de linha um visual esportivo com aerofólio, teto preto, spoilers, saias laterais, adesivos na lataria e máscara negra nos faróis.
Por dentro, a cabine ganhou detalhes vermelhos nas saídas de ar-condicionado, no volante multifuncional com base achatada e na costura dos bancos e do câmbio manual de cinco marchas, que gerencia o propulsor 1.4 de até 106 cavalos de potência (etanol) sob o capô.
Efeito visual
Ao volante, a série especial preserva o bom comportamento dinâmico do hatch. O propulsor oferece agilidade no trânsito diário e a transmissão tem engates justos, embora um tanto longos.
Por dentro, o espaço interno é um dos pontos fortes do modelo. Os bancos dianteiros, personalizados com costura vermelha, oferecem bom apoio lateral. Porém, atrás faltou um encosto de cabeça para o ocupante central.
Entre os equipamentos de série, o modelo vem completo com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, central multimídia MyLink, volante multifuncional, chave canivete e rodas em liga leve de 15 polegadas.
Lançado em 2012, o Onix foi bem recebido desde o início pelo público e, em março deste ano, chegou à segunda posição entre os mais vendidos do País. Para quem procura um carro bom de mercado, com mecânica conhecida e ampla rede de assistência técnica — e ainda quer um visual descolado —, o Effect causa uma boa impressão.
VEJA MAIS IMAGENS NO ÁLBUM DE FOTOS A SEGUIR: