Logo R7.com
RecordPlus

AGU cria Grupo de Trabalho para investigar falhas na distribuição de energia em São Paulo

Objetivo da equipe será elaborar um relatório sobre as falhas no fornecimento e propor ações contra os responsáveis

São Paulo|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A AGU criou um Grupo de Trabalho para investigar falhas na distribuição de energia em São Paulo.
  • Objetivo é elaborar um relatório sobre as falhas no fornecimento e propor ações contra os responsáveis.
  • Grupo contará com especialistas da ANEEL e deverá concluir o relatório em 30 dias úteis.
  • Criação do GT ocorre após críticas sobre a Enel Distribuição, devido a episódios de longas interrupções de energia na região.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O grupo de trabalho deverá apresentar um relatório após 30 dias da designação dos membros Paulo Pinto/Agência Brasil - 25.10.2024

A AGU (Advocacia-Geral da União) oficializou a criação de um Grupo de Trabalho para apurar episódios críticos na prestação do serviço de distribuição de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo.

A medida, publicada nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União, atende a um despacho direto do presidente Lula. O objetivo do grupo é elaborar um relatório detalhado sobre as falhas no fornecimento, analisar as medidas jurídicas já tomadas e propor novas ações contra os responsáveis.


A equipe será coordenada pela Secretaria-Geral de Consultoria e contará com especialistas de órgãos estratégicos para garantir uma análise técnica e jurídica rigorosa, incluindo representantes da procuradoria especializada junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Leia mais

O relatório deverá ser concluído no prazo de 30 dias úteis após a designação oficial dos membros.


Apagões em SP

A criação do grupo é feita em meio às fortes críticas sobre a Enel Distribuição São Paulo. Em dezembro de 2025, rajadas de vento severas expuseram a vulnerabilidade da rede aérea e a lentidão das equipes de contingência, resultando em bairros inteiros sem eletricidade por mais de seis dias.

Desde 2023, porém, São Paulo lida com diferentes episódios de interrupção no fornecimento de energia. No apagão mais recente registrado na cidade, em dezembro de 2025, mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem luz — milhares de residências passaram mais de uma semana no escuro.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.