Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Amazonas: PF faz maior apreensão de cocaína pura da história

Quase uma tonelada do entorpecente chamado de "brilho" ou "escama de peixe" foi apreendida em ação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes 

Cidades|Plínio Aguiar, do R7

  • Google News
Quase uma tonelada de cocaína foi apreendida durante ação da PF do Amazonas
Quase uma tonelada de cocaína foi apreendida durante ação da PF do Amazonas

A Polícia Federal do Amazonas apreendeu a maior quantidade de cocaína de alta pureza na história do Estado na última quinta-feira (20). Por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, agentes apreenderam 840 kg do entorpecente durante uma ação fluvial na calha do Rio Solimões, trecho entre os municípios de Anamã e Manacapuru.

Segundo o delegado Caio Eduardo Avanço, policiais federais suspeitaram de uma embarcação durante uma fiscalização rotineira no rio. Para acessar o compartilhamento onde a droga estava, a equipe contou com o apoio dos bombeiros da Segunda Companhia Independente de Manacapuru.


A droga, de origem colombiana, teria sido embarcada na região da tríplice fronteira, entre a Colômbia, Peru e Brasil. “É uma cocaína pura, conhecida como 'brilho' ou 'escama de peixe'”, disse o delegado. Segundo o agente, 1kg do entorpecente pode ser vendido em países europeus por 100 mil euros.

Questionado sobre a importância da operação, Avanço considera a retirada da droga do mercado um ponto positivo para a PF. Em segundo, o delegado diz que a descapitalização também é relevante. “O grupo que detém a droga teve um alto prejuízo durante a ação dos policiais federais”, conta.


Três homens foram presos em ação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes
Três homens foram presos em ação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes

“Foi a maior apreensão já feita pela PF do Amazonas em relação a este tipo de droga”, informa o delegado. “É uma cocaína que é cara, difícil de se fabricar, além de ser extremamente nociva".

Três homens brasileiros foram presos em flagrante e irão responder por tráfico transnacional de drogas e associação para o tráfico. Os suspeitos estão, atualmente, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Manaus.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.