Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Confira destaques da cerimônia de abertura da COP30, em Belém

Cerimônia inaugurou o início das discussões internacionais na capital paraense

Cidades|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A COP30 teve início em Belém no dia 10 de novembro, reunindo autoridades e sociedade civil.
  • A cerimônia marcou a transição da presidência do evento de Mukhtar Babayev para André Corrêa do Lago.
  • O presidente Lula enfatizou a necessidade de investimentos para enfrentar a crise climática e criticou gastos com conflitos bélicos.
  • A abertura contou com apresentações culturais, incluindo a participação da cantora Fafá de Belém e integrantes da comunidade Guajajara.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A COP30 começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 21 de novembro
Abertura da COP30 foi nesta segunda-feira Aline Massuca/COP30 - 10.11.2025

Começa, nesta segunda-feira (10), a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém. A cerimônia de abertura, que teve início às 10h, reuniu autoridades e grupos da sociedade civil e marcou a largada dos debates que seguirão até o dia 21 de novembro.

A inauguração do evento começou com a transferência de presidência do evento de Mukhtar Babayev, que liderou a edição passada, em Baku, para André Corrêa do Lago, que assume o posto na 30ª edição.


“A ciência, educação e cultura são o caminho que nós temos que seguir e para o combate à mudança do clima, o multilateralismo é definitivamente o caminho”, destacou o diplomata em sua fala.

Leia mais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também discursou. Em sua fala, ele destacou a urgência do investimento em mecanismos para conter a crise climática e criticou o direcionamento de recursos à promoção de conflitos bélicos.


“Se os homens que fazem guerra tivessem aqui nessa COP eles iriam perceber que é muito mais barato colocar 1,3 trilhão de dólares para a gente acabar com o problema climático do que colocar 2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado”, afirmou Lula.

O presidente mencionou, também, os recentes desastres ambientes no Caribe e no Paraná. “A mudança do clima já não é uma ameaça do futuro, é uma tragédia do presente”, disse ele, citando mortes causadas pelo furacão Melissa, pelo tornado que atingiu os municípios paranaenses.


A cerimônia contou, ainda, com a apresentação de um trio de indígenas Guajajara e da cantora e ativista Fafá de Belém, que cantou a música “Amazônia” do cantor paraense Nilson Chaves. Em seguida, a artista convidou ao palco a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que apresentou, junto de Fafá, a música Emoriô, de João Donato.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.