Apenas 7,1% dos municípios têm plano de segurança alimentar, aponta IBGE
Estudo revelou que 394 cidades informaram possuir o plano, número inferior ao registrado em 2023 — 1.048 ou 18,8%
Cidades|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A proporção de municípios com Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional caiu para 7,1% em 2024, segundo o suplemento de Segurança Alimentar da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, divulgado nesta sexta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ao todo, 394 municípios informaram possuir o plano, número inferior ao registrado em 2023, quando 1.048 municípios (18,8%) declararam ter o instrumento.
A queda, afirma o IBGE, está relacionada às justificativas apresentadas pelos gestores, que apontaram equívocos nas informações prestadas em 2023.
Leia também
Os dados mostram variações por porte populacional e região. Em 2024, municípios com mais de 500 mil habitantes apresentaram a maior proporção com plano, 45,8% (22 municípios).
No recorte regional, o Sul registrou a maior participação, e o Amapá foi o estado com maior proporção de municípios com plano dentro de seu território.
Entre os 394 municípios que possuem o plano, 87,3% (344) tiveram o documento aprovado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e 64,2% (253) afirmaram avaliar o desenvolvimento do plano anualmente.
A pesquisa também aponta que, para aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, municípios precisam constituir instâncias como conselhos e câmaras intersetoriais.
Essas estruturas são responsáveis pela participação social e articulação entre governo e sociedade civil na formulação e monitoramento das políticas da área.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











