Após chuvas, governo da Bahia instala base de apoio em Ilhéus
66 municípios estão em estado de emergência; 286 pessoas estão feridas e 17 morreram, segundo a Defesa Civil
Cidades|Do R7
As chuvas voltaram a causar estragos na Bahia, e o governo do estado determinou a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus. A ideia é otimizar a ajuda aos municípios atingidos pelas inundações que ocorrem no estado neste mês de dezembro.
Ao menos 19 cidades estão sendo atingidas, e 66 estão em situação de emergência devido às chuvas. O governador Rui Costa (PT) reuniu secretários, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros com o objetivo de agilizar as primeiras ações, principalmente a recuperação de serviços essenciais.
Estradas no sul e extremo sul do estado estão com trechos interditados devido a alagamentos principalmente após as chuvas iniciadas na noite da última quinta-feira (23) e o número de desabrigados e desalojados cresceu na Bahia.
Até a tarde desta sexta-feira (24), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) e as prefeituras dos municípios atingidos computaram 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados. O número de feridos subiu para 286 e a população total atingida chega a 378.286. O total de mortos pelas enchentes é de 17 pessoas.
Os serviços emergenciais de recomposição de uma das cabeceiras da ponte de acesso a Prado, na BA-001, estão sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). O tráfego de veículos foi liberado para motos e carros no final da manhã de sexta-feira (24). Devido ao período chuvoso na região, o trânsito de veículos precisou ser interrompido na noite de quinta-feira (23), após uma acomodação do material colocado durante as ações de restauração da cabeceira, que rompeu há duas semanas.
O governador também manteve contato com prefeitos e pediu apoio a governadores, que, a exemplo de Flávio Dino, do Maranhão, já ofereceram ajuda. Por telefone, Rui Costa falou com o ministro da Cidadania, João Roma, que disponibilizou a estrutura do governo federal. O ministro e o governador voltam a se reunir, virtualmente, ao meio-dia deste sábado (25). Secretários estaduais e ministros devem participar da reunião.