Após massacre de professores, PM do Paraná tem novo comandante
A posse de Maurício Tortato está prevista para o próximo dia 29
Cidades|Do R7
O coronel Cesar Kogut pediu demissão no dia sete deste mês, após um período de massacre contra os professores da rede estadual do Paraná no dia 29 de abril, quando 213 manifestantes ficaram feridos. No fim da tarde desta quarta-feira (13) a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária anunciou o coronel Maurício Tortato como novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná.
Tortato comentou a nova fase.
— Temos o desafio de cumprir o compromisso do governador Beto Richa, de uma polícia amiga e protetora ao cidadão, resgatando o peso estratégico da corporação, uma vez que os últimos eventos não traduzem a grandeza da instituição diante da população.
No subcomando-geral, assume o coronel Carlos Alberto Buhrer Moreira, que desde a última sexta-feira (8) respondia interinamente pelo comando da corporação. Buhrer vai substituir Nerino Mariano de Brito. A posse do novo comando está prevista para o próximo dia 29.
Tortato ingressou na PM do Paraná em 1985, aspirante a partir de 1987. Como oficial superior comandou o 17º Batalhão da PM, em São José dos Pinhais. Foi diretor da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da corporação e chefe do Estado Maior e responsável pela Corregedoria da PM. Também foi diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública.
Leia mais notícias sobre Cidades
Mulher de secretário de Segurança do Paraná sai em defesa do marido
Uma semana após protesto de professores no PR, secretário da educação deixa o cargo












