Atrair investimentos para preservação é passo necessário para descarbonização no Brasil, diz diretor de ESG
País está em posição diferenciada em relação ao resto do mundo, mas ainda tem muito a melhorar
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Para entender o que falta para o Brasil avançar na descarbonização, é necessário compreender o perfil de emissões do país em comparação ao mundo. Isso é o que defende Felipe Bottini, diretor-executivo de ESG (práticas sustentáveis no mundo corporativo) na Accenture na América Latina. De acordo com uma pesquisa da consultoria, 40% das empresas brasileiras ainda registram um aumento nas emissões.
“Enquanto o mundo fez opções de energia ligadas aos combustíveis fósseis, desde a Revolução Industrial, o Brasil teve algumas etapas e alguns eventos históricos que nos colocou numa posição bastante diferenciada”, diz. Ele também ressalta a posição geográfica e a disponibilidade de energia renovável no território brasileiro.

Segundo Bottini, para superar as emissões de carbono é necessária uma mudança no uso do solo, o que passa pelo combate ao desmatamento ilegal. “A emissão do Brasil é muito próxima da média global, mas ainda dá para melhorar muito”, afirma.
Acontece que o panorama mundial também não é muito positivo — o aumento de emissões é registrado por 48% das companhias globalmente. Ainda segundo o estudo, apenas 16% das 4.000 maiores empresas do mundo estão no caminho para atingir emissões zero até 2050.
Para atingir essa melhora, defende Bottini, seria importante atrair investimentos que valorem a recuperação da natureza e a floresta preservada. Ele cita o exemplo do TFFF (Tropical Forest Forever Facility ou Fundo Florestas Tropicais para Sempre), anunciado durante a COP30, em Belém.
Entre as principais vilãs do uso sustentável de energia, as inteligências artificiais também precisariam ter fontes renováveis. “Se a gente combinar o potencial do Brasil de energia renovável para fazer, por exemplo, power sharing, que é você gerar energia limpa para alimentar essas novas tecnologias e a partir daí ser um celeiro para o mundo, a gente está numa posição única”, completa.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














