Cidades Avanço da vacinação reduz de 57% para 27% o índice de casos graves de Covid envolvendo idosos

Avanço da vacinação reduz de 57% para 27% o índice de casos graves de Covid envolvendo idosos

O percentual de idosos internados com quadro grave de Covid-19 apresentou queda significativa na Paraíba. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em janeiro — quando não havia vacina no país — o grupo representava 57,1% dos internados. Em junho, o Centro Estadual de Regulação Hospitalar apontava que 27,9% dos casos graves da doença […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Vacinação reduz número de idosos internados | Foto: Divulgação

O percentual de idosos internados com quadro grave de Covid-19 apresentou queda significativa na Paraíba. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em janeiro — quando não havia vacina no país — o grupo representava 57,1% dos internados. Em junho, o Centro Estadual de Regulação Hospitalar apontava que 27,9% dos casos graves da doença envolviam idosos.

“Nós já observamos há algumas semanas a diminuição do número de idosos dando entrada nas nossas unidades hospitalares e também na diminuição do número de óbitos, e isso é um reflexo da vacinação que foi feita na sua totalidade com as pessoas acima de 60 anos”, destaca o o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

Ainda de acordo com o secretário, os reflexos são limitados e a progressão positiva dependerá da quantidade de pessoas protegidas com o esquema vacinal completo.

“Ainda não alcançamos um percentual ideal de vacinação com a 1ª e 2ª dose na população em sua totalidade, que nos permita haver uma crença de que terá um declínio permanente no número de casos novos e óbitos diários. Há ainda uma previsão de aumento de casos em virtude das aglomerações do São João”, aponta.

A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que a população precisa continuar mantendo os cuidados para evitar a propagação da Covid-19, como o uso de máscaras e a prática de distanciamento social. A vacinação em tempo oportuno também é um fator preponderante para frear a disseminação do vírus, lembrando que a proteção se torna eficaz com o esquema completo de doses.

Durante toda a pandemia, 17.454 pessoas foram internadas com Covid-19 na Paraíba. Nesta quinta-feira (1º), a ocupação de leitos girava em torno de 50% em toda a Paraíba.

Últimas