Bahia é o segundo estado mais violento do país, aponta estudo
Taxa de mortes intencionais em 2022 na unidade federativa foi 47,1 por 100 mil habitantes, enquanto média nacional é de 23,4
Cidades|Do R7, com informações da Agência Brasil
Um levantamento feito pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) revelou que a Bahia é o segundo estado do país com mais mortes violentas intencionais. Em 2022, a unidade federativa registrou taxa de 47,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
A Bahia ficou atrás apenas do Amapá, com taxa de mortes violentas de 50,6 por 100 mil habitantes. A média no Brasil, entretanto, foi a menor nos últimos 12 anos: 23,4. Em números absolutos, a quantidade caiu de 48.431 em 2021, para 47.508 em 2022.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com a supervisora do Núcleo de Dados do FBSP, Isabela Sobral, a queda nacional foi puxada principalmente pela diminuição da violência nos estados do Norte e Nordeste. Nas regiões Sul e Centro-Oeste, as taxas de mortes violentas intencionais cresceram 3,4% e 0,8%, respectivamente. As demais regiões registraram queda: Sudeste (-2%), Norte (-2,7%) e Nordeste (-4,5%).
De acordo com Sobral, a queda na taxa de mortes violentas intencionais nos estados do Norte e Nordeste em 2022 é uma acomodação dos números, que pode ser explicada pelo patamar alto de comparação dos anos anteriores, a partir de 2016.
“A baixa [no Norte e Nordeste] está muito relacionada a essa questão de ter tido uma explosão muito grande de violência nos últimos anos lá. Agora, está voltando ao patamar anterior a essa explosão. E essa explosão no Norte e Nordeste é por causa da questão do crime organizado. Facções como o PCC e o Comando Vermelho, que surgiram no Sudeste nos anos 2000, migraram para as regiões Norte e Nordeste, e as mortes explodiram”, ressalta.