Bahia registra maior quantidade de chuvas em dezembro desde 1989
Em cidades como Valença e a capital Salvador caiu, em quatro dias, mais que o triplo da água esperada para todo o mês
Cidades|Do R7

A Bahia está enfrentando os maiores acumulados de chuva para o mês de dezembro desde 1989, segundo o site do governo estadual.
De acordo com dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Itamaraju, no sul do estado, foi o município onde mais choveu no Brasil, com a queda de 769, 8 milímetros de água no mês, mais que cinco vezes o que costuma cair na cidade (148 mm) em dezembro.
Leia também
O Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) tem feito vistorias nos municípios do sul, extremo sul e sudoeste, com o objetivo de verificar os impactos nas barragens. Nessas visitas, encontraram barragens irregulares que se romperam no interior do estado nos municípios de Iguá, Jussiape e Quati.
Foram realizadas, em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e prefeituras locais, ações de intervenções emergenciais a fim de evitar impactos para a comunidade local.
Em entrevista ao site do governo baiano, o meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, afirmou que o acumulado de chuvas “tem relação com a formação de corredores de umidade constantes, que vêm da Amazônia".
Bernasconi diz que que essas zonas costumam levar chuvas acima da média ao Nordeste. A isso se soma a temperatura do Oceano Atlântico, que na altura da Bahia estaria bem mais quente que o normal, o que aumenta a evaporação de água e as chuvas.
De acordo com dados meteorológicos divulgados pelo governo, os maiores acumulados de chuva entre as 9h de quinta-feira (23) e o mesmo horário de segunda-feira (27) ocorreram em Valença, com a queda de 215 mm, mais que o triplo do esperado no mês; em Ilhéus: com 209 mm, 70% a mais do que se aguardava para dezembro inteiro.
Na capital, Salvador, choveu 188 mm, corresponde a mais do que o triplo da média de dezembro (58,1mm).
Moradores da cidade de Itajuípe, na região de Ilhéus, no sul da Bahia, tentam recuperar os estragos provocados pelas chuvas que atingiram o estado provocando mortes e muita destruição. A chuva deve continuar no sul da Bahia nesta terça (28), região já ...
Moradores da cidade de Itajuípe, na região de Ilhéus, no sul da Bahia, tentam recuperar os estragos provocados pelas chuvas que atingiram o estado provocando mortes e muita destruição. A chuva deve continuar no sul da Bahia nesta terça (28), região já afetada por enchentes que deixaram pelo menos 20 mortos e 31 mil desabrigados. Segundo o portal Climatempo, a cidade de Itabuna, uma das mais prejudicadas e onde o rio Cachoeira transbordou, pode ter chuva durante todo o dia. O mesmo deve ocorrer em outros municípios bastante atingidos, como Itapetinga e Itaberaba






