Cidades Bahia registra maior quantidade de chuvas em dezembro desde 1989

Bahia registra maior quantidade de chuvas em dezembro desde 1989

Em cidades como Valença e a capital Salvador caiu, em quatro dias, mais que o triplo da água esperada para todo o mês

  • Cidades | Do R7

Só choveu tanto assim no estado há 32 anos

Só choveu tanto assim no estado há 32 anos

Camila Souza/Governo da Bahis

A Bahia está enfrentando os maiores acumulados de chuva para o mês de dezembro desde 1989, segundo o site do governo estadual.

De acordo com dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Itamaraju, no sul do estado, foi o município onde mais choveu no Brasil, com a queda de 769, 8 milímetros de água no mês, mais que cinco vezes o que costuma cair na cidade (148 mm) em dezembro.

O Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) tem feito vistorias nos municípios do sul, extremo sul e sudoeste, com o objetivo de verificar os impactos nas barragens. Nessas visitas, encontraram barragens irregulares que se romperam no interior do estado nos municípios de Iguá, Jussiape e Quati.

Foram realizadas, em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e prefeituras locais, ações de intervenções emergenciais a fim de evitar impactos para a comunidade local.

Em entrevista ao site do governo baiano, o meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, afirmou que o acumulado de chuvas “tem relação com a formação de corredores de umidade constantes, que vêm da Amazônia".

Bernasconi diz que que essas zonas costumam levar chuvas acima da média ao Nordeste. A isso se soma a temperatura do Oceano Atlântico, que na altura da Bahia estaria bem mais quente que o normal, o que aumenta a evaporação de água e as chuvas.

De acordo com dados meteorológicos divulgados pelo governo, os maiores acumulados de chuva entre as 9h de quinta-feira (23) e o mesmo horário de segunda-feira (27) ocorreram em Valença, com a queda de 215 mm, mais que o triplo do esperado no mês; em Ilhéus: com 209 mm, 70% a mais do que se aguardava para dezembro inteiro.

Na capital, Salvador, choveu 188 mm, corresponde a mais do que o triplo da média de dezembro (58,1mm).

Últimas