Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Bola Preta e Bloco da Favorita levam ao menos 1,3 milhão às ruas do Rio

Multidão também foi às ruas de São Paulo. Galo da Madrugada invadiu as ruas de Recife

Cidades|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News
Bloco da Favorita levou pelo menos 500 mil pessoas às ruas da zona sul do Rio de Janeiro
Bloco da Favorita levou pelo menos 500 mil pessoas às ruas da zona sul do Rio de Janeiro

Cerca de 1,3 milhão de pessoas pularam o carnaval de rua do Rio no Centro e em Copacabana. A Riotur, órgão de turismo da prefeitura, informou neste sábado (25) que 800 mil foliões passaram pelo desfile do mais tradicional bloco da cidade, o Cordão da Bola Preta, que começou por volta das 10h, no Centro. Já o Bloco da Favorita arrastou ao menos 500 mil de pessoas na Avenida Atlântica, na orla de Copacabana, na zona sul.

Segundo a Riotur, 78 blocos desfilam pelas ruas do Rio no sábado de carnaval. À tarde, ainda são aguardados os desfiles de blocos tradicionais, como a Banda de Ipanema, que sairá às 17h30, e o Bloco do Barbas, fundado pelo jornalista Nelson Rodrigues Filho, filho do cronista e dramaturgo, que desfilará em Botafogo, às 15 horas.


O desfile do Bola Preta terminou por volta de 14 horas. O bloco tem como porta-estandarte a atriz Leandra Leal. A rainha é a cantora Maria Rita. Já o cantor Neguinho da Beija-Flor foi um dos cantores das marchinhas tradicionais tocadas pelo bloco. De acordo com a Riotur, equipes do Programa Lixo Zero, da Comlurb, a empresa municipal de limpeza urbana, multaram 88 foliões no desfile no Centro, 12 pessoas por jogar lixo no chão e 76, por urinar nas ruas.

Por volta das 9h, o movimento de foliões já era grande na concentração do Bola Preta, na Rua Primeiro de Março, uma das principais via do Centro. Foliões usavam a tradicional camisa do bloco, branca com as bolas pretas, desta vez, na versão comemorativa que festeja os 99 anos de fundação do Bola Preta. Foi o caso de Francisco Antunes, de 68 anos, que frequenta o bloco desde jovem. "O desfile do Bola é perfeito, os músicos são ótimos e aqui eu encontro muitos amigos", disse o servidor público aposentado.


Rogério Amaro, de 28 anos, que estava com um grupo de amigos vestidos de índio, disse que o Bola Preta seria apenas o primeiro bloco da jornada do primeiro dia de carnaval. "A gente quer ir a mais três blocos depois daqui. É só todo mundo aguentar o ritmo para a gente não perder ninguém", disse.

As amigas Larissa Costa, de 24 anos, e Camila Pinheiro, de 26 anos, foram ao bloco vestidas, respectivamente, de Mulher Maravilha, uma das fantasias mais vistas no bloco, e de noiva. "Chegamos cedo para conseguir uma posição boa, mas daqui a pouco fica tudo lotado e quase não dá mais para andar", disse Larissa, ainda na concentração. "O bom é que hoje não está o calor da semana passada. Tudo perfeito", completou Camila.


O sábado de carnaval amanheceu nublado, depois de vários dias de sol e calor no Rio. Por volta das 10h30 fazia 26 graus Celsius. A máxima prevista para o sábado é de 33 graus, com 80% de probabilidade de chuva, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Com um público diferente, adepto ao funk e músicas pop, o Bloco da Favorita lotou a Avenida Atlântica, em Copacabana. As atrizes Juliana Paes e Bruna Marquezine participaram do evento. Houve confusão quando foliões pressionaram o cordão de isolamento feito por seguranças no bloco e a Guarda Municipal precisou agir.


Em Santa Teresa, o bloco Céu na Terra, famoso pela criatividade das fantasias, começou a reunir foliões em Santa Teresa por volta das 6 horas. Um grupo se fantasiou como os bondinhos amarelos que ainda circulam pelo bairro e alguns foliões pediram a saída do presidente Michel Temer. Segundo a Riotur, os organizadores do Céu na Terra esperavam que pelo menos 10 mil pessoas comparecessem ao desfile.

Galo da Madrugada arrastou milhares de foliões às ruas de Recife
Galo da Madrugada arrastou milhares de foliões às ruas de Recife

Recife

Considerado pelo Guiness Book o maior do mundo, com 2 milhões de foliões, o Galo da Madrugada começou no final da manhã a desfilar pelos bairros centrais da capital pernambucana. São 30 trios elétricos e seis alegorias para animar a população, tudo gratuito, sem cordas.

Este ano os homenageados são os músicos Jota Michiles, com 50 anos de carreira, e Alceu Valença, com 70 anos de vida, além da lembrança ao centenário do apresentador José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha.

São Paulo

Na capital paulista, estavam programados 41 blocos de carnaval para este sábado, com destaque para o Tarado Ni Você, com início às 11h na avenida Ipiranga, e o Bastardo, às 15h, na rua João Moura, zona oeste da cidade.

A partir das 19h, há shows gratuitos do grupo Tropikillaz e da cantora Tulipa Ruiz no Vale do Anhangabaú, no Centro, e no Largo da Batata, na Zona Oeste.

Em SP, estão programados 76 blocos durante o fim de semana
Em SP, estão programados 76 blocos durante o fim de semana

Salvador

Uma das maiores expressões do Tropicalismo, Caetano não iria se apresentar, mas depois de um breve show e de Capinam subir ao palco e explicar as ideias do movimento, a atração foi anunciada. Caetano disse que não havia ensaiado e que iria improvisar. No fim, o cantor e compositor cantou "Alegria, alegria", acompanhado pelo público.

— Eu agradeço muito por estar aqui, nem me organizei para tocar, mas vim. Dei uma passadinha porque eu adoro carnaval e tenho orgulho do Tropicalismo. Meu filho vai tocar e Gil vai cantar e pronto, tá perfeito.

Depois de mais alguns ritmos e da apresentação de Veloso, Gilberto Gil foi chamado e ovacionado pelo público formado de uma mistura de fãs nativos, de outros Estados e de turistas internacionais.

Em seguida cantou "Soy Louco por ti América", uma parceria com Capinam e interpretada primeiramente por Caetano. No repertório ainda constaram Marginália II, Domingo no Parque e Toda Menina Baiana.

"A Tropicália deu espaço para muitas vertentes no carnaval baiano, como os blocos afro, a axé music. É maravilhoso receber essas homenagens" disse Gil.

Após a participação de Gil, Moreno Veloso, filho de Caetano, deu continuidade à apresentação, executando, ao lado de Cláudia Cunha, músicas em homenagem ao Olodum e ao Ilê Aiyê.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.