Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cabedelo segue campanha de vacinação contra gripe com idosos e professores

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está em sua 2ª fase em Cabedelo. Estão sendo imunizados idosos a partir dos 60 anos e professores. Além deles, a Secretaria de Saúde (Sescab) segue aplicando a dose no grupo da primeira fase (gestantes, crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, puérperas […]

Cidades|

Vacinação, Gripe
Vacinação, Gripe Vacinação, Gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está em sua 2ª fase em Cabedelo. Estão sendo imunizados idosos a partir dos 60 anos e professores. Além deles, a Secretaria de Saúde (Sescab) segue aplicando a dose no grupo da primeira fase (gestantes, crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, puérperas e trabalhadores da saúde).

A partir do próximo dia 9, a campanha avança para a sua 3ª e última fase, imunizando pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e jovens em medida socioeducativa.

A campanha ocorre de forma paralela à da Covid-19. Porém, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre os dois imunizantes. A vacina contra a Gripe está disponível em todas as Unidades de Saúde que possuem salas de vacinação. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação com foto.

Neste ano, com a pandemia de Covid-19, a importância da imunização contra a Gripe foi reforçada, porque alguns de seus sintomas, como tosse, febre e dor no corpo, podem ser confundidos com os dos novo coronavírus.

Publicidade

A vacina contra a gripe, que visa imunizar contra o vírus Influenza, é trivalente, ou seja, protege contra três cepas: o vírus Influenza A (H1N1), que acomete adultos entre 40 e 60 anos; a cepa A (H3N2), com maior impacto em idosos; e as cepas B, que atingem mais crianças, adolescentes e adultos jovens. Segundo o Ministério da Saúde, todas as cepas podem causar infecções graves e mortes em pessoas de qualquer faixa etária.

“A Covid-19 e a gripe são doenças respiratórias transmitidas por contato e que inicialmente podem ter quadros muito parecidos, sobretudo por terem sintomas como tosse, dores no corpo e febre. A confusão em relação aos sintomas pode ser minimizada com a vacinação contra o Influenza. Como ela diminui as chances de contrair a gripe, se uma pessoa vacina chegar com sintomas a um pronto-socorro e relatar que já foi vacinada contra a gripe, deverá ter seu atendimento focado na Covid-19”, destaca o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.

Em Cabedelo, a meta da 1ª etapa ainda não foi alcançada. O grupo das gestantes foi o mais vacinado, com 56,2%; enquanto o com menor cobertura vacinal foi o dos trabalhadores da saúde, com 34,86%. Já nesta 2°etapa, foram vacinados apenas 15,5% do grupo dos idosos e 8,68% dos professores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.