Caminhoneiro é condenado por tráfico de armas em MG
Ele foi flagrado pela Polícia Militar transportando oito submetralhadoras de fabricação norte-americana, cada uma com dois carregadores
Cidades|Márcio Neves, do R7
Um caminhoneiro foi condenado a mais de 7 anos, 1 mês e 15 dias de prisão, após ser preso em flagrante transportando oito submetralhadoras de fabricação norte-americana e 16 carregadores. Segundo a perícia criminal federal, cada um desses pentes tem capacidade para aproximadamente 40 cartuchos 9 mm.
O caso ocorreu em setembro do ano passado na cidade de Santa Juliana (distante 450km de Belo Horizonte) e o Ministério Público Federal (MPF) de Uberlândia conseguiu a condenação do homem nesta semana — mas ainda cabe recurso.
De acordo com a denúncia do MPF, o caminhoneiro foi detido após uma denúncia recebida pelo serviço de inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais.
Após a prisão o homem afirmou para os policiais que havia sido contratado por uma pessoa para transportar as armas de São Paulo (SP) até a cidade de Feira de Santana (BA). Pelo serviço receberia R$ 800.
Para o Juiz que determinou a prisão, "a alegação não se sustenta, porque foi apurado que os contatos entre eles transcorreram por mais de cinco meses, o que afastaria o caráter de esporadicidade".
O caminhoneiro já havia sido condenado anteriormente pelo mesmo crime e, diante disto, o juiz escreveu que o homem comportou-se "deliberadamente para lograr tal propósito [fazer tal ato]: favorecer a entrada de arma de fogo de uso restrito em território nacional, sem autorização competente", relata a sentença.
Um outro homem que acompanhava o caminhoneiro detido chegou a fugir no momento da abordagem dos policiais, teve a prisão decretada e é considerado foragido da Justiça.