Cidades Campinense comemora 106 anos e acelera treinos com bola para estreia no Paraibano

Campinense comemora 106 anos e acelera treinos com bola para estreia no Paraibano

Completando 106 anos de fundação, a história do Campinense Clube caminha paralela à chegada do futebol na Paraíba. O clube rubro-negro foi criando em uma época que só as grandes cidades no Brasil começavam formar suas agremiações esportivas e recreativas. No dia 12 de abril de 1915, a cidade de Campina Grande (PB) ganha o […]

Portal Correio
Campinense

Campinense

Portal Correio
Treino do Campinense (Foto: Divulgação/Campinense)

Completando 106 anos de fundação, a história do Campinense Clube caminha paralela à chegada do futebol na Paraíba. O clube rubro-negro foi criando em uma época que só as grandes cidades no Brasil começavam formar suas agremiações esportivas e recreativas. No dia 12 de abril de 1915, a cidade de Campina Grande (PB) ganha o Campinense Clube.

Nesta época, surgia na Paraíba, seguindo o modelo de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, os primeiros clubes de futebol. Mas, inicialmente, o Campinense era uma sociedade recreativa dançante. Segundo seu histórico, a Sociedade Recreativa Campinense Clube foi fundada por 29 pessoas.

Dois depois depois, o presidente do Campinense Clube, Arnaldo Albuquerque, criou um departamento de esportes, surgiu então o primeiro time de futebol do Campinense. O time era formado por jovens estudantes, que jogavam futebol sem interesse financeiro. O Campinense venceu sua primeira partida em junho de 1919, fazendo 1 a 0 contra o América, time local da cidade.

Mas o clube surgiu para valer no futebol profissional na década de 1950. Tendo disputado o Campeonato Paraibano, na temporada de 1960, sendo campeão. Aliás, de acordo com os historiadores, o time rubro-negro foi campeão estadual naquela década por seis vezes seguidas. Por isso, os rubro-negros se orgulham de ser os únicos hexacampeões, no estado.

Tendo como mascote a Raposa, o Campinense conquistou mais recentemente o título de campeão da Copa do Nordeste de 2013. O clube conquistou o Paraibano em 20 oportunidades. O maior rival é o Treze, com o qual forma o ‘Clássico dos Maiorais’ em jogos disputados desde 27 de novembro de 1955.

Enquanto torcedores, diretores e conselheiros comemoram mais um aniversário, os jogadores e a comissão técnica aceleram os treinamentos. De acordo com a programação, o elenco vai intensificar os treinos com bola durante esta semana. No próximo domingo (17), o time joga contra o São Paulo Crystal na estreia dos dois clubes no Campeonato Paraibano de 2021.

Últimas