Chuvas recentes deixam quase 500 desalojados e em abrigos no Rio Grande do Sul
Até o momento, não há registros de feridos, mortos ou desaparecidos
Cidades|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília
O Rio Grande do Sul, ainda em recuperação das fortes chuvas de abril e maio, voltou a ser atingido por temporais ao longo desta semana. Segundo a Defesa Civil, atualizada neste sábado (28), 349 pessoas estão desalojadas e 143 encontram-se em abrigos. No total, 52 cidades e 16.166 pessoas foram afetadas pelos temporais. Até o momento, não há registros de feridos, mortos ou desaparecidos.
Com o objetivo de reforçar a prevenção, o governo do estado orienta a população a se cadastrar para receber alertas meteorológicos. Até o final da última quinta-feira (26), a Defesa Civil já havia emitido 57 alertas sobre a situação das chuvas, incluindo avisos sobre fortes ventos, raios, granizo e alagamentos. Comunidades em áreas de risco foram notificadas ao longo da semana.
LEIA TAMBÉM
Embora o volume de chuva tenha elevado o nível do Rio Guaíba, o MetSul informou que não há risco de transbordamento.
Para receber alertas meteorológicos via SMS, os moradores podem enviar gratuitamente o CEP de sua residência para o número 40199. Quem preferir receber os alertas pelo WhatsApp deve cadastrar o telefone (61) 2034-4611 e iniciar o atendimento automático enviando uma mensagem. Após o cadastro, é possível compartilhar a localização atual ou outra de interesse para receber os avisos de forma contínua.