Ciclone extratropical com chuvas intensas deve atingir o Sul do país neste fim de semana
Segundo o Inmet, há a possibilidade de granizo, ventos fortes, descargas elétricas e alagamentos a partir de sexta-feira
Cidades|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A região Sul do Brasil se prepara para a chegada de um sistema de baixa pressão que poderá evoluir para um ciclone extratropical, com potencial de provocar chuva intensa, ventos fortes e alagamentos neste fim de semana. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o centro da instabilidade se formará sobre o oceano, mas os efeitos devem se refletir no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (7).
De acordo com as previsões, volumes significativos de chuva — que poderão superar os 100 mm por dia em áreas do noroeste, norte e litoral gaúcho — se combinam com rajadas de vento que podem alcançar ou ultrapassar 100 km/h no litoral médio e norte.
Leia mais
Além disso, há a possibilidade de granizo, descargas elétricas e elevação rápida em bacias como as dos rios Caí e dos Sinos, o que eleva o nível de alerta das autoridades.
O Inmet reforça que o fenômeno se dará “nos próximos dias” na região Sul.
Meteorologistas e órgãos de defesa civil recomendam que moradores de municípios ribeirinhos, encostas e litorâneos se mantenham atentos aos alertas, evitem trânsito por áreas alagáveis ou expostas à queda de árvores e sigam orientações de segurança ante ventos intensos e acumulados de chuva.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
